Notícias
 
Vitória da classe trabalhadora: MP 927 caduca no domingo (19/07)
Classe trabalhadora se livra de mais um dos inúmeros ataques do governo federal a seus direitos
16/07/2020




A Medida Provisória (MP) nº 927 não resistiu ao conjunto de ações orientadas por uma estratégia correta e unificada da CUT, demais centrais sindicais e entidades da sociedade civil do mundo do direito, muitas das quais se organizam e atuam por meio do Fórum Interinstitucional de Defesa de Direitos Sociais (FIDS).

O intenso trabalho realizado por meio de reuniões nacionais online, envolvendo senadores e senadoras de diversos partidos, as pressões realizadas pelas entidades sindicais e do mundo do direito e as diversas lives com os senadores em cada Estado se constituíram em uma verdadeira disputa de posições que permitiu essa importante vitória da classe trabalhadora.

O líder do governo reconheceu que fez tudo o que podia, mas não conseguiu convencer ninguém. A MP foi retirada de pauta e o presidente do Senado avisou que não a recolocaria mais em discussão. A MP caduca domingo, para alívio da classe trabalhadora, que se livra de mais um dos inúmeros ataques de Guedes e Bolsonaro a seus direitos.

Está é uma vitória que se explica pelo acúmulo de forças obtido com a intensa articulação parlamentar realizada a partir dos partidos de oposição, tendo como principais forças ativas a CUT, as demais centrais sindicais, as entidades da sociedade civil que atuam no mundo do direito, em especial o combativo FIDS.

Desde a batalha contra a MP 905, passando pelos avanços obtidos na MP 936, um trabalho unitário, inteligente e muito bem articulado desmontou um a um os argumentos governamentais. Os ataques de Guedes e Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores ficaram evidentes e a base do governo, pressionada por todos os lados, perdeu força e a capacidade de defender as pretensões governamentais.

As duas lives nacionais lideradas pela CUT, demais centrais e lideranças das entidades da sociedade civil com forte atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores conquistaram a adesão de senadores e senadoras, inclusive de partidos da base do governo, que foram essenciais para construir esta importante vitória.

As atividades de pressão organizadas em cada Estado pelas nossas entidades filiadas foram decisivas, e foram possíveis graças a ampla unidade construída entre as centrais sindicais e demais entidades que compõe o FIDS entre elas, O MPT, ANPT, CFOAB, ABRAT, Anamatra, Sinait, Dieese, dentre tantas outras, o que possibilitou a realização de lives com parlamentares em diversos estados. Sem ter o que argumentar e pressionados em suas bases eleitorais o trabalho de convencimento e de pressão do governo revelou-se inútil, como confessou o líder do governo.

Esta é mais uma importante vitória de um trabalho unitário, que articulou de forma inteligente ações no interior do Congresso Nacional e nas bases dos parlamentares em cada Estado, revelando que as ferramentas disponíveis possibilitam uma atuação forte e eficaz das centrais e das organizações da sociedade civil junto aos parlamentares de cada Estado.

Executiva Nacional da CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia