Notícias
 
Defensoria Pública vai ajudar quem teve pedido de auxílio de R$ 600 negado
Defensores vão atender preferencialmente pela internet, por e-mail ou WhatsApp e também por telefone. É preciso ter documentos para provar que governo errou ao negar benefício
22/06/2020




Os mais de 42 milhões de trabalhadores e trabalhadoras informais que tiveram o pedido de auxílio emergencial negado desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), podem recorrer a partir desta segunda-feira (22/06) a Defensoria Pública da União (DPU).

O atendimento é gratuito, será feito preferencialmente pela internet, por telefone, WhatsApp ou e-mail e vai priorizar aqueles que foram considerados inelegíveis para receber as três parcelas de R$ 600 (R$ 1.200 para mães chefes de família) durante a pandemia do novo coronavírus porque o governo entendeu que eles não se encaixam nos critérios da lei que criou o auxílio emergencial, mas que têm documentos para mostrar que a análise do Executivo pode estar equivocada.

Este pode ser o caso de quem teve o pedido negado por algum problema de registro ou por alguma desconformidade das bases de dados do governo, como aconteceu com alguns desempregados que ainda apareciam como empregados nos registros públicos, casais que se separam mas não se divorciaram ainda. .

Para ser atendido, o trabalhador ou trabalhadora deve procurar no site da Defensoria Pública da União o contato na cidade onde reside e verificar quais são os documentos necessários para anexar ao e-mail indicado ou no formulário disponibilizado no site.

Se for necessário, as pessoas serão chamadas a comparecer presencialmente às unidades da Defensoria. Além disso, também é possível contestar a avaliação do governo no site e no aplicativo do próprio auxílio emergencial, tanto que cerca de 1,1 milhão de cadastros já estão em reanálise no governo. Nesse caso, contudo, não é possível apresentar novos documentos na hora da contestação.

Para o defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira, o acordo dará mais chances de os casos serem analisados individualmente ajudando o trabalhador a resolver o problema sem precisar recorrer à Justiça. "Aqueles que tiveram o benefício eventualmente negado, por alguma desatualização no cadastro que não seja condizente com a realidade atual, têm a possibilidade de buscar ajuda para resolver a questão sem judicialização", disse.

 

Fonte: CUT Brasil

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia