Notícias
 
Metalúrgicos protestam contra a extinção da Ceitec
Estatal atua na área de semicondutores e é única no Brasil e na América do Sul, nas suas capacidades técnicas e como embrião no ecossistema da indústria eletrônica
10/06/2020




 

Um abraço simbólico na manhã desta quarta-feira (10/09), reuniu trabalhadores e trabalhadoras da Ceitec, e diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), em protesto contra a extinção da estatal.

O presidente do Sindicato, João batista Massena, lamentou a intenção do governo federal , que irá impactar centenas de famílias e a sociedade como um todo, uma vez que a Ceitec é uma empresa estratégica no desenvolvimento do setor tecnológico do País. "Estaremos juntos em mais essa batalha para impedir o desmonte do estado brasileiro", disse.

Localizada na zona Leste da capital gaúcha, a Ceitec-S.A atua na área de semicondutores. É a única, no Brasil e na América do Sul, nas suas capacidades técnicas e como embrião no ecossistema da indústria eletrônica. Entre as grandes economias do mundo, o Brasil é um dos poucos países que não domina a cadeia de produção de circuitos integrados. China, Rússia e Índia são países que investem pesadamente nesse setor. Países com economias menores que a brasileira já possuem indústrias de microeletrônica que representam parte significativa de seu PIB, como Coréia e Malásia.

"Esse governo avança no desmonte do estado, passando pela perda da nossa soberania em setores estratégicos, como o petróleo, agora chegando à área de ciência e tecnologia, ignorando todo investimento feito na propriedade intelectual, notadamente em tempos de pandemia mundial, onde poderiam ser produzidos sensores eletroquímicos para a área de saúde do País", diz nota de repúdio emitida pelo Sindicato no dia 9 de junho de 2020.


 Assessoria de Comunicação do STIMEPA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia