Notícias
 
CUT-RS promove live sobre proteção à vida na volta ao trabalho durante pandemia
NESTA SEXTA, 19H
28/05/2020




Sob a chamada “Quem volta ao trabalho não pode morrer”, a CUT-RS realiza nesta sexta-feira (29/05), às 19h, uma live sobre a proteção à vida, o isolamento social e a volta ao trabalho durante a pandemia do coronavírus, com a participação de dirigentes sindicais e especialistas. Haverá transmissão nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil.

Estão confirmados o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, o presidente da FTIA-RS, Paulo Madeira, a procuradora do MPT-RS, Flávia Funck, e a economista do Dieese, Anelise Manganelli. A mediação será feita pela secretária-geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves.

“Trata-se de um debate oportuno neste momento difícil que atravessamos, quando os governantes tratam com enorme descaso a proteção à vida e à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras. Enquanto o governo Bolsonaro (sem partido) tem um militar como ministro interino da Saúde, após a saída em plena pandemia de dois titulares que eram médicos, o governador Eduardo Leite (PSDB) e vários prefeitos assinam decretos abrindo o comércio e outros serviços para agradar empresários gananciosos, aumentando ainda mais o risco de contaminação”, destaca Amarildo.

Ele vai apresentar a plataforma “Covid-19: salvar vidas e garantindo emprego e renda”. O documento é “uma síntese das elaborações realizadas pelos ramos da CUT-RS e pelo Coletivo Jurídico e tem servido como ferramenta para disputar trabalho digno e livre de contaminação durante a pandemia", ressalta.

Amarildo salienta que, apesar das dificuldades, é importante reforçar a resistência, citando a luta dos trabalhadores nas indústrias da alimentação para impedir o contágio e proteger a vida e a saúde dos funcionários de frigoríficos. “Temos que continuar forçando as negociações coletivas e dialogar com o Ministério Público do Trabalho para garantir condições adequadas de segurança e higiene”, enfatiza. Quem volta ao trabalho não pode morrer!

Conheça quem vai participar da live

Amarildo Cenci

É professor, presidente da CUT-RS e diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).

Paulo Madeira

É o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA-RS).

Flávia Funck

É procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul. Atua no município de Passo Fundo.

Anelise Manganelli

É economista e técnica do Dieese, graduada e mestre em Economia pela PUCRS. É especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas e nas áreas da Economia com ênfase em Mercado de Trabalho e Educação.

Mediação

Vitalina Gonçalves

É professora, secretária-geral da CUT-RS e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG), na Região Metropolitana de Porto Alegre. É também representante da Frente Brasil Popular.

 

 

Fonte: CUT-RS

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia