Notícias
 
Governo começa a liberar 2ª parcela do auxílio emergencial, mas segura saques em dinheiro
Confira o calendário de recebimento
18/05/2020




Depois de mais de duas semanas de atraso, o governo começa a pagar, nesta segunda-feira (18/05), a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, aprovado pelo Congresso Nacional para ajudar trabalhadores e trabalhadoras informais, autônomos e microempreendedores individuais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mas, o governo de Jair Bolsonaro empurrou para sábado, dia 30 de maio, o início dos saques em dinheiro dos trabalhadores que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) tiveram contas digitais sociais abertas pela Caixa. Os primeiros a ter direito ao saque, daqui a uma semana, serão os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro. A ordem de nascimento seque até 13 de junho para os nascidos em dezembro. É claro que no dia 7 de junho (domingo) não há saques.

O governo garante, no entanto, que o dinheiro começa a ser depositado nas contas digitais a partir desta quarta-feira (20/05) e os trabalhadores poderão pagar contas e boletos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.

Calendário começa com pagamento de quem está no Bolsa Família

Os primeiros a receber a segunda parcela do auxilio emergencial, com direito de fazer saque, se quiser, serão os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Nesta terça-feira (19/05) será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. São 1,9 milhão de pessoas recebendo o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.

Contas digitais sociais

A partir da próxima quarta-feira (20/05), começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. No dia seguinte, o pagamento será para quem nasceu em março e abril, e assim por diante, saltando o domingo (24/05). Os trabalhadores e trabalhadoras deste grupo só poderão começar a sacar daqui a uma semana.

A desculpa para adiar os saques de quem tem conta digital, segundo portaria publicada pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União, é evitar filas nas agências bancárias. Mas, na semana passada reportagem da Folha de S Paulo mostrou que poderia faltar cédulas para as operações. Para tentar suprir a demanda, o Banco Central pediu a antecipação da produção de R$ 9 bilhões em cédulas e moedas até o fim de maio.

Veja o calendário para depósito em conta digital social

 

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia