Notícias
 
Federações e sindicatos filiados à CUT-RS lançam nota em defesa do isolamento para combater o coronavírus
As entidades manifestam surpresa diante do absurdo recuo de "algumas federações e entidades de classe do setor empresarial do RS, conclamando o retorno à normalidade".
27/03/2020




Sob o título "Em defesa da vida, dos direitos e da democracia", federações e sindicatos filiados à CUT no Rio Grande do Sul lançaram uma nota, na manhã desta sexta-feira (27/03/2020), defendendo as negociações coletivas e a manutenção da quarentena e do isolamento social para combater a pandemia do coronavírus.

As entidades manifestam surpresa diante do absurdo recuo de "algumas federações e entidades de classe do setor empresarial do RS, conclamando o retorno à normalidade".

Para as federações e os sindicatos, "fazer coro com o presidente Bolsonaro e incentivar o discurso que essa pandemia não passa de uma "gripezinha" que está sendo utilizada para desestabilizar a economia do país é uma insanidade. Denunciaremos com veemência essa irresponsabilidade, cuja consequência será a morte de milhares de pessoas".

Leia a íntegra da nota!

NOTA DAS FEDERAÇÕES E SINDICATOS FILIADOS À CUT DO RIO GRANDE DO SUL
EM DEFESA DA VIDA, DOS DIREITOS E DA DEMOCRACIA

Assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou a existência de uma pandemia causada pelo COVID-19 e, na sequência, fomos informados do primeiro caso de contágio no Brasil, as Federações e Sindicatos filiados à CUT/RS foram orientadas a estabelecer negociação com os empregadores para adotar as medidas emergencias de controle do contágio, como a dispensa temporária do grupo de risco, a proteção das gestantes e dos PCDs; dispensa de trabalhadores que apresentam sintomas do COVID-19, adoção de home office, gestão de aglomerações nos locais de trabalho, intensificação de práticas de higienização, disponibilização de kits de proteção e equipamentos de medição de temperatura, etc.

Vários segmentos da área pública e privada pactuaram ações de combate ao COVID-19, inclusive com assinatura de protocolos com as nossas Federações e Sindicatos. Os setores metal-mecânico e coureiro-calçadista, por exemplo, optaram pela antecipação de férias. Boa parte do setor da alimentação e da agricultura familiar aplicaram medidas rigorosas de proteção dos trabalhadores, sem colocar em risco o fluxo da produção.

Os setores químico, petroquímico e celulose aperfeiçoaram a gestão de turnos com o propósito de reduzir o número de trabalhadores nas unidades de trabalho. O setor financeiro limitou o atendimento externo e garantiu as operações essenciais, tais como a compensação de cheques, entrega de cartões e abastecimento de caixas eletrônicos. Na área da educação privada e pública, as nossas entidades sindicais negociaram com sucesso a suspensão das atividades presenciais.

Insistimos também com os empregadores da área da saúde, que já vinham sofrendo os impactos da reforma trabalhista e da diminuição do orçamento do SUS, que tivessem uma atenção especial com esses profissionais, aumentando o contingente e disponibilizando todos os recursos e procedimentos necessários para garantir o máximo de segurança.

Além disso, a CUT/RS acolheu denúncias e encaminhou judicialmente casos de empregadores da área de supermercados e farmacêutico que se recusavam a adotar medidas recomendas pela OMC e por portarias dos governos estadual e municipais. Por fim, disponibilizamos recursos financeiros e humanos em campanhas de publicidade na perspectiva de reforçar o “isolamento social” e contribuir com estratégia de deter a expansão do contágio.

Depois do pronunciamento desastroso do presidente Bolsonaro, fomos surpreendidos com o recuo de algumas federações e entidades de classe do setor empresarial do RS, conclamando o retorno à normalidade. Fazer coro com o presidente Bolsonaro e incentivar o discurso que essa pandemia não passa de uma “gripezinha” que está sendo utilizada para desestabilizar a economia do país, é uma insanidade. Denunciaremos com veemência essa irresponsabilidade, cuja consequência será a morte de milhares de pessoas.

O desenvolvimento econômico e a democracia são as condições essencias para que tenhamos vida digna. Submeter a natureza, a vida dos trabalhadores e da sociedade à ganância do mercado nos levará inevitavelmente a um grande desastre social. Se o setor empresarial está de fato preocupado com a recuperação da economia, que ataque o vírus da financeirização que sufoca os pulmões da produção e resseca o comércio.

A ausência de uma política industrial está levando amplos setores produtivos a convalescência. A diminuição da renda e o desemprego estão levando o comércio à UTI. A opção por um agronegócio predatório, além de “contaminar a casa onde moramos”, está eliminando a agricultura familiar. A volta a essa “normalidade econômica” não nos serve. Quando irão enxergar isso? O que mais é preciso acontecer para se darem conta que estamos à beira de um precipício global?

As Federações e Sindicatos da CUT/RS continuarão insistindo na preservação da vida, na contenção do contágio, na defesa dos direitos. Seguiremos exigindo a taxação das grandes fortunas e combatendo a ditadura dos endinheirados do sistema financeiro, que deviam neste momento custear a construção de hospitais, disponibilizar recursos para produção de kits de proteção e sinalizar com um fundo em apoio aos médios e microempreendedores.

Esperamos que as entidades patronais do RS revejam suas declarações e participem de um grande pacto de proteção da vida, de combate ao COVID-19 e de defesa de uma economia que esteja a serviço da vida e da democracia.


Porto Alegre, 27 de março de 2020.


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FTM RS

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL – FTIARS

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS RS – FETRAFI/RS.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO – FETEESUL

FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS SAPATEIROS DO RIO GRANDE DO SUL

FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FEESSERS

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL – FETRAF/RS

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO, BENS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL – FETRACS

SINDICATO DOS PETROLEIROS DO RIO GRANDE DO SUL – SINDIPETRO/RS

SINDICATO DOS ENFERMEIROS DO RIO GRANDE DO SUL – SERGS

SINDICATO DOS TELEFÔNICOS DO RS – SINTTEL/RS

SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA DE TRIUNFO – SINDIPOLO

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE E PAPEL – SINPACEL

SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SEGURANÇA PRIVADA – SINDIVIGILANTES DO SUL

SINDICATO DOS TRABALHADORES RODOVIÁRIOS INTERMUNICIPAIS, INTERESTADUAIS, TURISMO E FRETAMENTO DO RGS

SINDICATOS DE MUNICIPÁRIOS FILIADOS À CUT

SINDICATOS DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS E FEDERAIS FILIADOS À CUT

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia