Notícias
 
CUT-RS vai à Justiça para proteger trabalhadores em atividades essenciais durante pandemia do coronavírus
Central, sindicatos e federações estão negociando acordos coletivos com sindicatos patronais
26/03/2020





A CUT-RS ajuizou nesta terça-feira (24) duas ações civis coletivas para proteger e evitar a contaminação dos trabalhadores e das trabalhadoras em atividades essenciais, durante a pandemia do coronavírus. Uma foi movida contra o sindicato patronal e os principais supermercados no Estado e a outra contra o sindicato patronal e as maiores drogarias e farmácias. As petições foram elaboradas pelo Coletivo Jurídico da CUT-RS, formado por advogados que assessoram federações e sindicatos filiados.

“Não podemos ficar indiferentes frente à situação desprotegida de quem trabalha nesses estabelecimentos, dentre outros, que são essenciais para a compra de alimentos e a aquisição de remédios pela população. A maioria atende sem máscaras, luvas, álcool gel e outros procedimentos de prevenção, ficando com a saúde a vida ameaçada, diante do descaso de muitas empresas despreparadas para coibir riscos e garantir segurança e higiene no trabalho”, afirmou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Garantir segurança e higiene no trabalho para proteger a saúde e a vida

A ação contra o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre, o Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre e os supermercados Zaffari, Big, Carrefour, Rissul, Walmart e Asun está tramitando na 7ª Vara do Trabalho.

O juiz André Ibanos Pereira negou a liminar requerida pela CUT-RS, despachando que “a solução mais adequada e efetiva no caso em análise será aquela construída coletivamente pelas partes envolvidas com a mediação da Vice-Presidência” do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). A audiência entre as partes está marcada para sexta-feira (27), às 14h30.

Já a ação contra o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RS e as redes PanVel, Agafarma, São João, Drogasil e Pague Menos está tramitando na 25ª Vara do Trabalho. Ainda não houve despacho do juiz responsável.

Para o Coletivo Jurídico, não há controvérsia em relação à mediação no Tribunal, mas que esta não seja obstáculo à segurança imediata dos trabalhadores e das trabalhadoras que atuam em atividades essenciais. “Não podemos perder tempo, uma vez que a disseminação do vírus é muito veloz, como aconteceu em outros países e mesmo no Brasil, onde as mortes e os casos de infectados estão aumentando rapidamente”, salientou Amarildo.

Os advogados também estão preparando ações para beneficiar quem trabalha em call centers, telemarketing e postos de gasolina, que representam igualmente serviços que não param de funcionar.

Salvar a vida das pessoas em primeiro lugar

Além disso, a CUT, os sindicatos e as federações estão negociando acordos coletivos com sindicatos patronais, como metalúrgicos, professores e bancários, buscando medidas para a proteção da saúde e garantir empregos, salários e direitos trabalhistas, ameaçados também pelas medidas provisórias, como a MP 927, baixadas pelo governo Bolsonaro em plena crise do coronavírus para beneficiar as empresas e prejudicar os trabalhadores.

“É hora de unir todos os esforços imagináveis para salvar a vida das pessoas. A economia pode esperar para depois”, conclui o presidente da CUT-RS.

Fonte: CUT-RS

 

 

 
What do you want to do ?
New mail
 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia