Notícias
 
Centrais sindicais promovem 3ª Jornada Mundial do Trabalho Decente
08/10/2010


CUT, Força Sindical, Nova Central, CGTB e UGT levaram às ruas, nesta quinta-feira (7), cerca de 1.500 pessoas para defender melhores condições de vida e trabalho para todos os brasileiros.

A manifestação fez parte da 3ª Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, data definida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) para que os trabalhadores e trabalhadoras de todos os países promovam atos em defesa de temas como emprego com carteira assinada, combate ao trabalho escravo e infantil, respeito à organização sindical e igualdade entre homens e mulheres.

No Brasil, a mobilização que ocorreu na cidade de São Paulo começou por volta das 10h30, quando os manifestantes que se reuniam na Praça Ramos, diante do Teatro Municipal, e partiram rumo à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Rua Martins Fontes.

Uma comissão formada por representantes das cinco centrais sindicais entregaram um manifesto ao superintendente Regional do Trabalho e Emprego, José Roberto de Melo.

O texto destaca a necessidade de manter ações para promoção do trabalho decente promovidas pelo Governo Federal nos últimos oito anos como a política de valorização do salário mínimo e o fortalecimento do papel do Estado.

Trabalho decente depende de governo decente
O presidente da CUT, Artur Henrique, destacou a importância de votar em pessoas e projetos comprometidos com a classe trabalhadora.

"A agenda do trabalho decente só será efetivamente implementada com a continuidade do governo Lula por meio da eleição da companheira Dilma, evitando a volta à época em que o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (FHC) administrou o Brasil, nos anos 1990, e destruiu o estado brasileiro", comentou.

Ele lembrou que durante o governo de FHC, do qual o candidato José Serra foi ministro, o emprego com carteira assinada desabou, houve um sucateamento dos órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho, além do arrocho dos salários e da criminalização do movimento sindical.

"Não podemos retroceder a um período em que sequer tínhamos uma política de valorização do salário mínimo, conquistada em 2007 através das marchas das centrais e com a negociação com o governo Lula. Ao contrário, durante o governo do PSDB, a redução do poder de compra dos salários impediu o acesso da maioria dos brasileiros até mesmo a direitos previdenciários. Foi um período em que convivemos com a precarização, com a privatização e com a falta de espaço para negociar", apontou.

Arrocho e desmonte público em SP
Durante o ato, servidores do Hospital do Servidor Público Municipal em greve por tempo indeterminado aproveitaram a passeata do Trabalho Decente para protestar contra a falta de diálogo e a política de arrocho e desmonte da saúde municipal em São Paulo. Os funcionários não têm aumento real há 16 anos.

"A greve é uma resposta ao descaso com que a administração pública municipal vem tratando os servidores. Faltam profissionais e diálogo por parte da administração estamos lutando para que o hospital continue funcionando", destaca Leandro Valquer, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep-SP).

Após a passeata com as centrais, os servidores do HSPM saíram em caminhada para a realização de um ato em frente à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão. Eles continuarão a greve até que haja diálogo tendo em vista a resolução adequada de problemas que se arrastam há mais de uma década.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia