Notícias
 
Sindicatos de metalúrgicos e patronais elaboram Convenção Coletiva de Trabalho Extraordinária frente à pandemia de COVID-19
A vigência do documento é até o dia 30 de abril de 2020
23/03/2020




A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e os sindicatos filiados elaboraram junto com as entidades patronais, uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Extraordinária frente à pandemia de COVID-19. A vigência do documento é até o dia 30 de abril de 2020 e tem como objetivo preservar a saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras, garantir o emprego e assegurar ao máximo a remuneração salarial de todos.

A CCT Extraordinária visa proteger os trabalhadores frente aos riscos da pandemia, em diversos cenários, casos de isolamento, quarentena e ainda a interrupção total da produção das empresas.

O presidente da FTM-RS, Lírio Segalla, a preocupação em primeiro lugar é com a saúde dos trabalhadores e suas famílias, mas também com a remuneração. “Procuramos fechar essa CCT para proteger os trabalhadores e familiares de forma que o impacto financeiro seja o menor possível”, destaca ele.

Entre as medidas previstas estão: a licença remunerada (inferior a 30 dias); home office; férias coletivas (parciais ou totais); compensação de jornada e banco de horas e a redução de jornada com redução de salário. Sendo que a redução salarial, só deverá ser utilizada, depois de esgotadas as medidas anteriores.

De acordo com Lírio, o acordo também foi pensando nas médias e pequenas empresas. “Para que no final das medidas impostas pelas autoridades, essas empresas possam continuar exercendo suas atividades”, declara.

Desde o dia 18 de março, quando os casos se intensificaram no estado, as entidades de classe e patronais se reuniram para debater a situação e enfrentar esse período com os menores danos possíveis.

A FTM-RS recomenda que durante essa semana, os sindicatos procurem a empresa para efetivar a CCT Extraordinária com a suspensão total ou parcial toda a atividade industrial.

Acesse a CCT na íntegra

Fonte: FTM-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia