Notícias
 
ORIENTAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS
Informações da Secretaria de Saúde do RS
12/03/2020




Secretária da Saúde orienta municípios sobre enfrentamento ao novo coronavírus

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, orientou os secretários municipais da saúde sobre o enfrentamento ao novo coronavírus, na quarta-feira (11). A secretária falou aos gestores de saúde que estavam presentes no Seminário de Regulação, realizado no Auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Segundo ela, “é importante um alinhamento mais efetivo com os municípios gaúchos no enfrentamento ao Covid-19 e também é necessário mobilizar e fazer um chamamento para a campanha de vacinação contra o vírus influenza, que se inicia no dia 23 de março”.

Na oportunidade, ela informou que o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) já está realizando todos os exames para detecção do novo coronavírus no Rio Grande do Sul e também que o Centro de Operações de Emergências (COE), da Secretaria da Saúde, emitiu uma nota informativa com recomendações de prevenção e controle de infecções a serem adotadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos. “ Os idosos e portadores de doenças crônicas são os grupos mais suscetíveis ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais ao se infectar com o novo coronavírus”, afirmou .

Arita alertou, ainda, que em casos suspeitos, a população deve procurar as unidades de saúde de referência em seus municípios. Também disse que usar os telefones 150 (Disque Vigilância), 156 (Prefeitura de Porto Alegre), e o 136 (MS) é uma boa alternativa para esclarecimento de dúvidas e encaminhamentos. Arita considerou uma boa prática, que pode servir de exemplo, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em fazer coleta domiciliar da amostra de caso suspeito, “desta forma a pessoa com suspeita de portar o novo coronavírus não precisa sair de casa, sem apresentar o perigo de disseminar o vírus por onde circular”, avaliou.

O Plano de Contingência Covid-19 formulado pelo Centro de Operações de Emergência foi apresentado pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri.

O Seminário de Regulação foi uma parceria entre Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e Secretaria Estadual da Saúde (SES). A programação incluiu, na primeira parte, a apresentação de sistemas informatizados de regulação de leitos, consultas, centrais compartilhadas do Samu e um programa de inteligência artificial, destinado a prevenção ao suicídio e saúde mental.

Também estavam presentes o presidente do Cosems/RS, Diego Espíndola, o vice-presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos e a Promotora de Justiça, Angela Rotunno.

https://saude.rs.gov.br/secretaria-da-saude-orienta-municipios-sobre-enfrentamento-ao-novo-coronavirus

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia