Notícias
 
Petroleiros em greve realizam nova venda subsidiada de gás nesta quinta em Esteio
venda de botijões de gás de cozinha de 13 quilos por R$ 40
12/02/2020




 Os petroleiros realizam mais uma ação do “Dia do preço justo”. A primeira edição ocorreu em Canoas. A atividade, que consiste na venda de botijões de gás de cozinha de 13 quilos por R$ 40, será nesta quinta-feira (13), das 10h às 12h, na rua Rio Grande, em Esteio. Os trabalhadores irão subsidiar a venda de 100 botijões para os primeiros que comparecerem ao local.

A iniciativa, segundo o presidente do Sindicato do Petroleiros do RS (Sindipetro-RS), Fernando Maia, é uma forma de alertar a população sobre os prejuízos causados pela política de privatização da Petrobras. “Queremos mostrar que é possível vender o gás de cozinha com o valor acessível e justo, levando-se em consideração o custo de produção nacional, mantendo o lucro das distribuidoras, revendedoras, da Petrobras e a arrecadação dos impostos dos estados e municípios”, pontuou ele.

Maia chama a atenção que está é uma política de governo e a situação irá piorar com a venda das refinarias, como a Refap, em Canoas. Por isso, os petroleiros defendem a intervenção do governo federal para barrar os aumentos sucessivos dos derivados de petróleo.

“Acreditamos que a prioridade deve ser o povo brasileiro e não os acionistas privados da empresa. É possível vender o gás de cozinha a um preço menor e manter o lucro de acionistas, revendedoras e distribuidoras. Isso somente será possível com uma Petrobras pública, forte e integrada. Mas as ações do governo vão na contramão dos interesses da sociedade”, disse Maia.

O dirigente sindical esclarece ainda que a venda da Refap impactará nos empregos na região, na arrecadação de ICMS e na segurança das comunidades do entorno da refinaria.

Greve

Já são 102 unidades do Sistema Petrobrás mobilizadas em 13 estados do país, desde o dia 1° de fevereiro. A greve nacional dos petroleiros é pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria e a suspensão da demissão de cerca de mil trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN-PR).

Fonte: CUT-RS com Sindipetro-RS

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia