Notícias
 
PIB do RS cresce 4,7% no segundo trimestre de 2019 e fica acima da média nacional
Crescimento no 1º semestre é o maior dos últimos seis anos, segundo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Agropecuária e indústria puxam o período de alta.
15/10/2019




 O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul fechou o segundo trimestre de 2019 com crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme divulgou a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão nesta segunda-feira (14). O resultado superou o desempenho nacional, que teve alta de 1%.

Em relação ao trimestre anterior, o crescimento do PIB foi de 1,4%. Neste comparativo, a economia nacional evoluiu só 0,4%.

Desde o primeiro semestre de 2013, o PIB do Estado não crescia tanto na primeira metade do ano. Somados os seis primeiros meses do ano, o resultado alcançou 3,8% de crescimento, enquanto o Brasil cresceu apenas 0,7% no mesmo período.

O índice no semestre é influenciado pelo desempenho da agropecuária, que cresceu 7,2% (impulsionada pelas safras da soja e do milho), e da indústria, com crescimento de 5,5%, onde se destacaram a fabricação de veículos, implementos e produtos químicos.

Os pesquisadores da Seplag, entretanto, salientam que esta expansão se deu em relação a um período ruim em 2018, consequência da estiagem que afetou a produção agrícola e da greve dos caminhoneiros, que impactou negativamente a produção industrial.

Para a chefe da Divisão de Indicadores Estruturais do Departamento de Economia e Estatística (DEE), Vanessa Sulzbach, “a tendência é de que as taxas se arrefeçam a partir do terceiro trimestre de 2019, em parte porque a influência da agropecuária se concentra na primeira parte do ano, e também porque os indicadores mais recentes da indústria já sinalizam uma certa desaceleração em alguns segmentos”.

O resultado positivo do segundo trimestre deste ano é o quarto em sequência. Desde então, a economia gaúcha cresce em todas as comparações.

Por G1 RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia