Notícias
 
CUT propõe incluir defesa de informais e desempregados na luta sindical
A ampla defesa da classe trabalhadora está entre as propostas de mudanças na atuação sindical apresentada por dirigentes durante o 13º Concut
09/10/2019




 Para combater o neoliberalismo econômico e as perdas de direitos promovidas pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PSL) é necessário mudar a forma de atuação sindical atual e, além dos que têm carteira assinada, defender também os desempregados, os contratados sem carteira e sem direitos e os informais que não têm quem os represente.

“Como diz o Papa Francisco, precisamos ser sentinelas e cuidar também de quem perdeu seus empregos. Se queremos de fato ser a Central dos Trabalhadores não podemos ter a lógica de defender só quem tem carteira assinada. Precisamos cuidar dos desempregados, dos que perderam a dignidade e perderam toda a possibilidade de terem alguma proteção social do Estado”, defendeu a vice-presidenta da CUT, Carmen Foro.

A proposta foi feita durante os debates da mesa “Sindicatos fortes, direitos, soberania e democracia”, formada pelo presidente da CUT, Vagner Freitas, a vice-presidenta da entidade Carmen Foro, o secretário de Relações Internacionais, Antonio Lisboa e pelo ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim. O debate ocorreu nesta terça-feira (8), durante o 13º Congresso Nacional da CUT (Concut), que está sendo realizado na Praia Grande (SP).

Nos momentos mais dramáticos para o país e para a classe trabalhadora, quando o Brasil parou para assistir a articulação política, midiática e jurídica do golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff e colocou em seu lugar um presidente afinado com os empresários e os banqueiros, disposto a tirar direitos sociais e trabalhistas, a CUT foi capaz de dialogar em conjunto com os movimentos sociais, importantes instrumentos para a luta coletiva, como as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, resgatando a verdadeira luta de classes, analisou Carmen Foro.

Para a dirigente, é preciso responder no próximo período a uma pergunta chave, quem a CUT vai representar? Ter claro que a disputa a fazer é uma disputa de projeto de Nação e a chave para isso é a defesa das riquezas do país, das estatais, e da democracia.

“Defender a democracia é defender a liberdade de Lula, sem tornozeleira, porque Lula é inocente e quem tramou contra ele é que deve ir para a cadeia. Nossa luta também é por soberania, defender a soberania da Amazônia, nossas empresas estratégicas de energia e petróleo. Tudo isto é uma questão de vida e morte, assim como a luta incansável da unidade da classe trabalhadora para a garantia de direitos e para enfrentar a destruição da educação no país que vem sendo feita pelo governo de Jair Bolsonaro”.

Sobre os ataques do governo Bolsonaro à educação, o secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT Nacional, Ariovaldo de Camargo, disse que a implantação das escolas militares é a terceira reforma nefasta que o neoliberalismo tenta implantar, assim como foram as reformas Trabalhista e da Previdência. No entanto, o dirigente acredita que há ainda espaço para a luta em defesa da educação pública e de qualidade.

“O governo Bolsonaro quer a reforma da educação implantando 220 escolas no modelo militar, mas precisamos lembrar que somos em número muito superior. Somos 184 mil escolas públicas que podemos defender porque o problema não é a escola, nem o professor, mas a falta de condições para um ensino de qualidade”.

Já o secretário do meio ambiente da CUT, Daniel Gaio, defendeu que este é um momento importante para que a Central faça corretamente uma análise de suas forças para o enfrentamento da perda de direitos.

“Nesta conjuntura adversa temos a tarefa de fazer nós mesmos a reforma sindical que represente toda a classe trabalhadora, os desempregados e os precarizados, e não somente os sindicatos”, avaliou Gaio.

Mulheres no centro do debate

Carmen Foro também disse que estava ali compondo a mesa de debates não como representante da CUT, mas como representante das mulheres que precisam ser ouvidas diante da conjuntura de desmonte, do conservadorismo e da economia à beira do caos e das tentativas de destruição da organização sindical.

“Esta conjuntura coloca os jovens, mulheres e negros sob ataque deste governo. Não é à toa que a violência contra a mulher tem crescido neste governo. E por isso, é impossível debater a conjuntura onde essas questões não estejam no centro do nosso diálogo”, afirmou a dirigente.

Para Carmem, até mesmo a questão da Amazônia, que, segundo ela, vem sendo vendida ao capital estrangeiro, deve ser debatida sob o ponto de vista das mulheres, já que são elas as primeiras a serem prejudicadas diante de uma crise e as primeiras a perderem seus empregos quando há desmonte de políticas públicas.

“A Amazônia brasileira sendo vendida, o Estado brasileiro sendo desmontado, com a venda das estatais, o fim de políticas públicas. Tudo isso prejudica imensamente as mulheres no mercado de trabalho. Não dá pra falar da classe trabalhadora somente vendo um sexo. A classe trabalhadora tem dois sexos”.

A dirigente lembrou que o Brasil é o país das desigualdades, de menor salário para as mulheres e a CUT deve lembrar diariamente de participar deste debate.

“Nós resistimos nos últimos quatro anos, resistimos contra o golpe de Dilma Rousseff, as reformas Trabalhista e da Previdência. As mulheres tiveram um papel extraordinário nesta luta, inclusive, na construção da greve geral de 2017 e ao realizarem a Marcha das mulheres negras, em 2015”, elogiou Carmen.

“Depois do golpe eles disseram que o Brasil estava pacificado. Nós da CUT dissemos que nós começamos a resistência”.

Sobre resistência, Ariovaldo Camargo lembrou que, além do Brasil, a América Latina passa por momentos cruciais neste mês de outubro, como a eleição para a presidência da Argentina que pode retirar o governo neoliberal de Maurício Macri do poder, a reeleição de Evo Morales, na Bolívia, e a manutenção da frente ampla de esquerda no Uruguai.

“A eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, trouxe impactos nas organizações de todo o mundo, mas hoje vivemos a possibilidade do início de reconstrução na América Latina”, acredita Ariovaldo.

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia