Notícias
 
CUT-RS, centrais e movimentos sociais preparam mobilização para dia 24 contra destruição do Brasil
A mobilização será também por emprego
17/09/2019




 Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (16), na sede da Fecosul, em Porto Alegre, a CUT-RS, centrais sindicais e movimentos sociais prepararam a mobilização para a próxima terça-feira (24) no Rio Grande do Sul contra a destruição do Brasil, uma vez que o dia 20, indicado em nível nacional, será feriado estadual da Revolução Farroupilha. Em Porto Alegre, será realizado um ato na Esquina Democrática, com concentração a partir das 17h. Haverá também manifestações em várias cidades do interior gaúcho.

A pressão dos trabalhadores e estudantes acontecerá no dia em que está prevista a votação em primeiro turno no Senado da reforma da Previdência. “A proposta do governo Bolsonaro não acaba com privilégios, como mentem o governo e a mídia comprada, mas retira direitos de trabalhadores e aposentados, especialmente dos mais pobres”, critica o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Temos que pressionar os senadores, para que votem contra essa reforma cruel, desumana e perversa, em vez de proporem uma PEC Paralela para tirar algumas das maldades aprovadas por maioria na Câmara dos Deputados”, destaca. O senador Paulo Paim (PT) já votou contra a reforma de Bolsonaro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como votarão os senadores Luiz Carlos Heinze (PP) e Lasier Martins (Podemos)?

Além da defesa da aposentadoria, a mobilização será também por emprego, contra os cortes na educação pública e o programa Future-se que visa privatizar a gestão das universidades e institutos federais, e em defesa da Amazônia e da soberania nacional.

O ato será ainda contra as privatizações dos governos Bolsonaro, Leite e Marchezan e a favor das empresas públicas. “Não aceitamos a entrega do patrimônio do povo para favorecer poderosos interesses privados, prejudicando a prestação de serviços públicos de qualidade para a população”, salienta Nespolo.

As centrais e os movimentos sociais manifestaram apoio à greve dos trabalhadores dos Correios, que paralisaram os serviços diante da intransigência da empresa nas negociações do acordo coletivo e contra a privatização.

Na reunião, as centrais decidiram apoiar também "o dia de mobilização global pelo clima", marcado por entidades ligadas à proteção do meio ambiente para a próxima sexta-feira (20). Haverá manifestação, às 15h, no Parque da Redenção. A atividade já conta com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa).

Foi definido ainda reforçar a participação na audiência pública sobre o projeto Mina Guaíba, que prevê a instalação de uma megamineração de carvão a céu aberto, na região metropolitana de Porto Alegre. O encontro promovido pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSol) será realizado no próximo dia 30, às 18h30, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.

Nova reunião das centrais e movimentos sociais foi agendada para quinta-feira (19), às 11h, na Fecosul, para organizar panfletagens e definir os demais encaminhamentos para a mobilização do dia 24.

Além da CUT, participaram dirigentes da CTB, CSP-Conlutas, Intersindical, CSB e CGTB, bem como representantes das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e vários movimentos sociais.

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia