Notícias
 
CUT e centrais aderem ao Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro
A luta contra a reforma da Previdência é o carro chefe das mobilizações
27/08/2019




 Reunidas nesta segunda-feira (26), na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo, a CUT e demais centrais sindicais – CGTB, CSB, CSP Conlutas, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central Sindical e UGT – definiram uma agenda de luta em defesa da Previdência e decidiram aderir e potencializar o Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, em todo país.

 

No dia 3 de setembro, representantes da CUT e demais centrais irão fazer uma mobilização no Senado, onde a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, aprovada na Câmara dos Deputados, está tramitando. As lideranças sindicais irão conversar com os senadores e pressioná-los para votar em defesa da classe trabalhadora e contra esta reforma da Previdência que dificulta a concessão de benefícios previdenciários.

 

No dia 4, os dirigentes da CUT e demais centrais irão participar de um seminário sobre a soberania nacional, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, vai debater questões relativas ao patrimônio público, produção científica e riquezas naturais.

 

Está previsto, ainda, um ato nacional antes do dia 24 de setembro, data que está prevista a votação da reforma da Previdência no Senado. Para decidir a data deste ato, os dirigentes irão consultar os trabalhadores e as trabalhadoras.

 

Para o Secretário-Geral da CUT, Sergio Nobre, a luta contra a reforma da Previdência é o carro chefe das mobilizações das principais centrais sindicais do país e por isso a pressão sobre os senadores é tarefa permanente de todo trabalhador e toda trabalhadora.

 

Segundo ele, a pressão pode ser feita nas ruas, nas bases destes parlamentares, de forma digital, pelo ‘napressão’, e também participando das mobilizações nacionais.

 

“É muito importante que o dia 7 tenha grandes atos no país inteiro, nos municípios, nos bairros e nas grandes capitais para impulsionar a pressão contra o governo de Bolsonaro e contra aqueles que querem destruir a Previdência Social e pública na votação do dia 24”, afirmou.

 

Segundo o secretário-geral da CUT, participar do Grito dos Excluídos tem tudo a ver com este cenário que estamos vivendo, com um governo que ataca desde a soberania, as riquezas do país e os empregos até os direitos dos negros, dos LGBTs e dos trabalhadores e as trabalhadoras.

 

“Só unidos e com muita pressão é que nós teremos todas as condições de modificar este projeto, que ainda está muito ruim. E se alterado, o debate volta para Câmara e será uma grande derrota para o governo e um passo importante na luta contra retirada de direitos”, disse Sergio Nobre.

 

As frentes e outras pautas

 

Outras pautas também foram discutidas na reunião, como a defesa do patrimônio público, emprego, Amazônia e a educação. As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo também participaram da reunião e confirmaram participação no dia 7.

 

“Queremos jogar peso no dia 7 e também colocaremos o bloco massivo nas ruas de todo país em defesa da educação, da Amazônia e do Brasil para denunciar o que este governo está fazendo com a gente [corte na educação, nas pesquisas e na ciência]. Também queremos retomar os caras pintadas e acho que agora é uma ótima oportunidade porque os estudantes querem ir para ruas”, disse o presidente da UNE, Iago Montalvão.

 

Sobre o Grito dos Excluídos 2019

 

“Vamos juntar nosso grito, do sul ao norte. Vamos juntar nossas mãos, nossas vozes, cantando bem forte: a vida em primeiro lugar”, diz trecho de um dos hinos do Grito dos Excluídos, que ressalta a importância da unidade da luta, onde todos, de mãos dadas vão denunciar este governo de destruição.

 

A 25ª edição do Grito dos Excluídos tem como objetivo defender a vida em primeiro lugar, anunciando a esperança de um mundo melhor, promovendo ações de denúncia dos males causados por este modelo econômico e como lema desta edição, mais uma vez, alerta para insustentabilidade deste sistema: “Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, direitos e liberdade”.

 

Para contemplar as lutas sindicais, a CUT e demais centrais adicionaram duas bandeiras ao Grito dos Excluídos que eles ajudarão a construir: a defesa da Previdência Social e da soberania do país.

 

Membro da Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos e coordenador nacional da Pastoral Operária da CNBB, Jardel Neves Lopes disse que no meio deste momento histórico da conjuntura e do contexto social é fundamental somar forças com os que lutam por direitos, justiça e liberdade.

 

“O Grito dos Excluídos de 2019 reúne forças das classes mais populares do país e deixou de ser uma coisa pontual do dia 7 de setembro para ser um processo. Vários gritinhos e outras atividades já estão acontecendo para potencializar o grito nacional”, afirmou.

 

Para Jardel, “a participação da CUT e demais centrais sindicais no dia que se celebra uma falsa independência, será fundamental para mostrar a unidade dos povos, os diversos excluídos e os processos políticos que geram a exclusão cada vez maior em todo país”.

 

“Ter as centrais, os sindicatos e as entidades sindicais reconhecidas como organização de classe na mobilização do Grito é fundamental para a sociedade. Precisamos de unidade para defender os direitos de todos os trabalhadores e o Grito dá voz aos excluídos para dizerem o que estão sentindo e quais são os impactos deste sistema na vida de cada um”, disse Jardel, que completou: “Nós sabemos que para tantas perdas e negações de direitos que o governo está impondo sobre a classe trabalhadora é uma agenda do sistema econômico que quer vender nossas riquezas e nossos direitos. A reforma da Previdência faz parte deste projeto do sistema contra os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e também é mote da nossa luta”.

 

Serviço

 

03/09 – Intensificar o diálogo com os senadores e senadoras e a pressão contrária à reforma da Previdência realizando várias atividades no Congresso Nacional;

 

04/09 – Ato e Seminário pela Soberania Nacional e Popular no dia 4 de setembro, das 9h às 19h, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília.

 

07/09 – Atos descentralizados do Grito dos Excluídos em todo o país (O PortalCUT vai atualizar essas informações)

 

Fonte: CUT Nacional

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia