Notícias
 
Trabalhadores e estudantes do RS protestam em defesa da aposentadoria, educação pública e empregos nesta terça
Vamos protestar contra a destruição da aposentadoria
12/08/2019




 A CUT-RS, centrais sindicais e movimentos sociais realizam na tarde desta terça-feira (13) uma grande mobilização no centro de Porto Alegre, que marcará o dia nacional de luta contra a reforma da Previdência, em defesa da educação pública e por empregos.

O protesto foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ganhou o apoio das centrais e da União Nacional dos Estudantes (UNE), a exemplo das manifestações de 15 e 30 de maio.

A mobilização começa, às 14h, com uma ocupação na Praça da Matriz contra os desmandos dos governos Eduardo Leite e Bolsonaro. Haverá aula pública sobre democracia e mercantilização da educação e da saúde, bem como atrações artísticas.

Depois, às 16h, ocorre uma concentração das centrais e movimentos em frente ao Palácio Piratini, seguida de um ato, às 18h, na Esquina Democrática, e de uma caminhada até a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Vamos protestar contra a destruição da aposentadoria, já aprovada na Câmara dos Deputados, com a traição de 22 deputados gaúchos, mas ainda será votada em dois turnos no Senado. Temos que impedir o desmonte dos direitos dos trabalhadores e aposentados e cobrar um projeto de geração de empregos para combater o desemprego, a informalidade e a precarização do trabalho”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Nespolo ressalta que “a mobilização denunciará também o descaso dos governos estadual e federal com a educação pública”. Conforme ele, “aqui os servidores públicos estão amargando 44 meses de salários atrasados, parcelados e há cinco anos sem qualquer reajuste, transformando professores em miseráveis. Leite está aprofundando a política do Sartori e ainda quer atacar a previdência e os planos de carreira do funcionalismo”.

“Já o governo Bolsonaro, que anunciou corte de verbas do orçamento da educação pública, pretende implantar o programa Future-se, que visa terceirizar a gestão das universidades e institutos federais por meio de Organizações Sociais (OSs), o que comprometerá a autonomia e a qualidade do modelo de ensino superior”, salienta o dirigente da CUT-RS.

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia