Notícias
 
CUT-RS organiza calendário do próximo período e reforça pressão contra reforma da Previdência
Só com luta se conquista!
23/07/2019




 A organização da luta dos trabalhadores gaúchos para o próximo período, com destaque para a continuidade da pressão contra a reforma da Previdência, foi debatida, no último dia 18, em reunião ampliada da Executiva da CUT-RS, com a participação de federações e sindicatos estaduais e regionais, no auditório da Federação dos Metalúrgicos do RS, no centro de Porto Alegre. Também foi destacado o 15º Congresso Estadual da CUT (CECUT-RS), que será realizado em 22 e 23 de novembro.

 

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, abriu o encontro, fazendo um relato da reunião nacional da CUT, ocorrida na segunda e terça, dias 15 e 16, em São Paulo, com a participação de diretores das CUTs Estaduais e dos Ramos.

 

Segundo Nespolo, após uma avaliação do andamento da reforma da Previdência no Congresso Nacional, foi definida a realização em 13 de agosto de um dia nacional de luta. A mobilização já havia sido convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), sendo que a União Nacional dos Estudantes (UNE) também aderiu, diante da importância da unidade na luta para repetir as grandes manifestações que vêm acontecendo desde abril deste ano.

 

A proposta da CUT foi levada para debate no Fórum Nacional das Centrais Sindicais, realizado na tarde desta quinta-feira, na capital paulista, onde o 13 de agosto ficou definido como “Dia Nacional de Mobilizações, Assembleias, Paralisações e Greves”, em defesa da aposentadoria, da educação e por empregos.

 

“Temos que pressionar os deputados que traíram os trabalhadores no primeiro turno da votação, para que se reposicionem no segundo turno a favor do direito à aposentadoria, impedindo os retrocessos aprovados, que não acabam com privilégios, como mentem o governo Bolsonaro e a mídia comprada pelo mercado financeiro. A reforma obriga idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres se aposentarem e reduz o cálculo de benefícios e pensões, dentre outras crueldades”, frisou Nespolo.

 

Confira o calendário das centrais:

 

19 a 26 – Mobilizações nas bases sindicais para preparar a mobilização de 13 de agosto

29 a 2/08 – Pressão nas bases dos parlamentares, nas cidades onde moram, nos aeroportos e semana nacional de coleta de assinaturas para o abaixo-assinado contra reforma da Previdência.

5/08 a 12/08 – Semana de mobilização com panfletagens, denúncias dos que votaram contra a classe trabalhadora e pressão nos parlamentares

13/08 – Dia Nacional de Mobilizações, Assembleias, Paralisações e Greves

 

“Temos que denunciar os deputados traidores nos municípios onde fizeram mais votos, pressionando também prefeitos, vereadores e cabos eleitorais desses parlamentares, para que exerçam pressão sobre eles, afinal as eleições municipais já estão se aproximando”, alertou o secretário-geral ajunto da CUT-RS, Amarildo Cenci.

 

Mobilização contra MP 881, a minirreforma trabalhista

 

A CUT-RS apresentou também um plano de combate à Medida Provisória (MP) 881/2019, divulgada pela mídia como “MP da Liberdade Econômica”, mas chamada pela Anamatra de “minirreforma trabalhista”.

 

O texto original da MP alterava 11 itens da legislação trabalhista, mas o relator da Comissão Mista, deputado Jerônimo Görgen (PP-RS), ouviu os empresários e propôs mudar mais de 50 itens da lei. O relatório, com pequenos ajustes, foi aprovado no último dia 11 e poderá ser apreciado depois do recesso de julho nos plenários da Câmara e do Senado.

 

Um dos principais ataques apontados por especialistas é a liberação do trabalho aos domingos e feriados para mais categorias. Atualmente, a legislação prevê que os trabalhadores que exercem atividade nos fins de semana e feriados tenham remuneração diferenciada pelas horas trabalhadas, além de escala especial de folgas. Com a alteração proposta pelo deputado, as empresas ficariam isentas de arcar com esses direitos. Além disso, o parlamentar incluiu novas categorias, como os bancários, cuja jornada prevista na CLT é de segunda a sexta-feira.

 

“A MP 881 termina com os direitos que a reforma trabalhista não conseguiu destruir. O movimento sindical já está se organizando para combater mais este absurdo, que é inconstitucional e que quer acabar com a remuneração por trabalho em feriados e domingos, além de outros retrocessos”, disse o presidente da CUT-RS.

 

Documento-base para 15º CECUT

 

Ao final da reunião, foi apresentada uma proposta de documento-base para orientar as discussões para o 15º CECUT. O texto aborda a necessidade de olhar a nova realidade do mundo do trabalho, buscando a representação de todos os trabalhadores, debater novas formas de organização e o financiamento das entidades sindicais.

 

“O documento nos ajudará muito a debater o tipo de sindicato que queremos: quem representará, como se organizará e de que maneira se financiará para defender os interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras. Vamos levar essa discussão para as regionais da CUT no Estado ainda em agosto, junto com a luta em defesa da aposentadoria e dos direitos”, salientou Cenci.

 

Fonte: CUT-RS / CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia