Notícias
 
Metalúrgica de Guaíba anuncia encerramento das operações
Terceiro anúncio de fechamento de empresas em dois dias
03/07/2019




 O Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira (2), o terceiro anúncio de fechamento de empresas em dois dias. Depois do encerramento das atividades da planta da Nestlé em Palmeira das Missões e da demissão de 500 trabalhadores com fechamento de fábrica da Duratex em São Leopoldo, hoje foi a vez da Bringhenti Indústria Metalúrgica informar que está fechando. Fundada há 41 anos em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a empresa criada pelo até hoje dono do negócio, Ivânio Bringhenti, é mais uma do segmento industrial a fechar as portas.

Ao todo, 17 funcionários foram desligados. A difícil situação econômica enfrentada no País, que assola profundamente a indústria nacional, foi apontada como o principal motivo para a suspensão das operações. “Optamos por fechar a fábrica enquanto ainda podíamos honrar o pagamento do desligamento dos nossos funcionários”, disse Bringhenti, admitindo profunda tristeza em ter que dar a notícia. Para continuar operando, a empresa teria de realizar investimentos que, segundo Bringhenti, não valeriam a pena. O Ministério do Trabalho teria orientado que adequações na estrutura e no maquinário fossem feitas. O empresário de 69 anos disse que tentou vender o negócio, mas nenhuma proposta realmente interessante foi feita.

Criada em 1978, a empresa chegou a ter 42 funcionários. A partir de 1980, a metalúrgica passou a prestar serviços de usinagem e recuperação de peças de médio e grande porte para clientes grandes, como a CMPC Celulose Rio-Grandense e o grupo Delga (que desenvolveu projetos para a General Motors – GM). “Fiz parte da reforma do vão móvel da Ponte do Guaíba e participei até de obra na Estação Julio Prestes, em São Paulo”, recorda o empresário. Bringhenti decidiu empreender no setor metalúrgico quando tinha apenas 28 anos. Hoje, aos 69, diz que já está cansado. A idade avançada e a falta de um sucessor interessado em tocar o negócio também pesaram na hora de tomar a decisão. Bringhenti conta que o filho não demonstrou disponibilidade em assumir o negócio - "talvez por ter visto de perto todas as dificuldades enfrentadas quando se decide empreender".

(Fonte: Roberta Mello/ Jornal do Comércio)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia