Notícias
 
RS fecha 11,2 mil vagas de empregos formais em maio, pior saldo do país
Resultado do mês passado foi o mais baixo para o período desde 2017
30/06/2019




 O Rio Grande do Sul teve o pior desempenho do país em maio no mercado de trabalho formal. No mês passado, o Estado fechou 11,2 mil empregos com carteira assinada. O resultado foi o mais baixo para o período desde 2017, quando houve o encerramento de 12,3 mil vagas. Os dados integram a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada pelo Ministério da Economia na tarde desta quinta-feira (27).

O saldo gaúcho no mês passado decorreu da abertura de 84,9 mil postos e do fechamento de outros 96,1 mil. O desempenho contrasta com o verificado no país, que abriu 32,1 mil empregos em maio.

O resultado gaúcho foi influenciado, principalmente, pela agropecuária, que amargou o fechamento de 4,2 mil postos de trabalho. Segundo o economista-chefe do Sistema da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Antônio da Luz, o desempenho do setor reflete questões sazonais.

— O período é de entressafra. Com o fim do ciclo das lavouras de verão, há o encerramento de contratos de trabalho temporário — explica o economista.

Entre os setores, a indústria de transformação teve o segundo maior saldo negativo em maio. Conforme o Caged, as fábricas gaúchas fecharam 3,9 mil empregos. Comércio (-2,6 mil), serviços (-260) e construção civil (-223) também ficaram no vermelho. Na contramão, indústria extrativa mineral (52), administração pública (16) e serviços industriais de utilidade pública (10) tiveram saldos levemente positivos.

Mesmo com o desempenho em maio, o saldo acumulado pelo Rio Grande do Sul no ano segue no azul. Em 2019, o Estado registra abertura de 25 mil vagas formais. No acumulado de 12 meses, o saldo também é positivo, com 12 mil vagas criadas.

(Fonte: ZH)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia