Notícias
 
Paulo Cayres é reeleito presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT
Nova direção CNM
23/05/2019




 Os delegados e delegadas do 10º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT elegeram na noite desta quarta-feira (22) a nova direção da Confederação para o mandato 2019-2023. O metalúrgico e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Paulo Cayres, foi reconduzido à presidência da entidade.

Em seu pronunciamento logo após a eleição, Cayres destacou o desafio de assumir o comando da entidade em uma conjuntura de ataques ao movimento sindical. “Todos os eleitos terão que ser resistentes a este governo que retira direitos trabalhistas e sociais”, afirmou. “E a defesa da pauta Lula livre não é apenas sobre a liberdade de um homem, é sobre um projeto de nação que defende uma sociedade igualitária e justa para todos”, completou.

A defesa da chapa única foi feita pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, e pela vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Foro, que reafirmaram a importância da categoria metalúrgica e de sua entidade nacional para as lutas dos trabalhadores no país.

Mutirão Lula Livre

Antes da posse da nova chapa, Rosane Silva, do comitê Nacional Lula Livre, divulgou o mutirão de diálogo que será realizado nos dias 25 e 26 de maio em todo país. A iniciativa, semelhante a realizada na eleição do ano passado, quando as pessoas foram para espaços públicos conversar com eleitores indecisos, conhecida como Vira Voto, é a inspiração do Mutirão Lula Livre.

“Vamos para as calçadas com banquinhos, bater de porta em porta, falar com trabalhadores nas empresas para explicar os equívocos do processo injusto da prisão de Lula. É hora do olho no olho”, contou.

Reestruturação do modelo de trabalho e sindicato

Na análise de conjuntura do dia, o futuro do trabalho e do sindicalismo no Brasil foram temas de discussão na mesa da tarde desta quarta, durante o 10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT.

De acordo com o economista Fausto Augusto Junior, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o movimento sindical precisa repensar o futuro do emprego e as novas relações entre capital e trabalho. “A Indústria 4.0, quarta revolução industrial, modificou o perfil do trabalhador e as formas de trabalho. Ao mesmo tempo em que os trabalhadores precisam ser mais qualificados, o novo modelo exclui e aumenta a precarização do trabalho. A “uberização” aumentou a informalidade, expôs o profissional a um ambiente mais competitivo e mais precário do que o tradicional”, disse.

O economista Adhemar S. Mineiro também participou do debate e fez um panorama sobre a instabilidade no mundo desde a crise de 2008. “A primeira consequência foi na economia mundial que exigiu intervenção dos poderes públicos. Inclusive, posteriormente, virou uma crise acentuada nos cofres dos próprios Estados. Além disso, as questões políticas de reorganização de blocos influentes, como a América Latina, Ásia e África”, afirmou.

“Todas essas instabilidades desaceleraram o comércio em países desenvolvidos e medidas as protecionistas afetaram diretamente as nações em desenvolvimento”, completou Mineiro.

Para completar a discussão a secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, Mônica Valente, reafirmou o compromisso com a pauta Lula Livre. “O ex-presidente recolocou o Brasil na rota conquistas de direitos enquanto o restante do mundo viva uma crise financeira mundial com altas taxas de rendimento do capital e ampliação da desigualdade social”, afirmou.

“A luta pela liberdade de Lula significa organização sindical, manifestação por direitos e democracia. Se não Lula não for solto podemos voltar para uma profunda desigualdade social”, concluiu.

Fonte: CNM-CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia