Notícias
 
Metalúrgicos da CUT abrem congresso defendendo Lula e contra retrocessos sociais
10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT
22/05/2019


10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT


 Manifestações em defesa do ex-presidente Lula e contra retrocessos sociais marcaram a abertura do 10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT na noite desta terça-feira (21), em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O evento vai até sexta-feira (24), com aprovação de um plano de lutas para os próximos quatro anos e eleição da nova direção da confederação nacional da categoria, a CNM-CUT.

“Lula livre é ter política de salário mínimo. É ter soberania. É combater o assassinato da juventude negra, das mulheres”, afirmou o presidente da CNM-CUT, Paulo Cayres. Ele lembrou que é a primeira vez que o ex-presidente não participa de um congresso da entidade. “Fazer este evento sem o companheiro Lula é vazio e doloroso. Mas este sentimento de vazio deve ser preenchido por nossa luta e garra no chão da fábrica, dialogando com o trabalhador e a trabalhadora sobre os ataques que este governo faz contra a categoria.”

Segundo a secretária-geral adjunta da CUT, Maria Faria, o 13º Congresso Nacional da Central (Concut), em outubro, também terá Lula livre como tema. “O ataque à classe trabalhadora é global. Temos que reconhecer que o momento atual não é pior porque resistimos. O congresso da CNM e da CUT simboliza nossa resistência em defesa da democracia”, afirmou. Representante do Levante Popular da Juventude, Élida Lima ressaltou a importância da “unidade das forças progressistas” contra o retrocesso.

Na mesa de abertura, estavam sindicalistas – inclusive da CNTM, confederação dos metalúrgicos ligada à Força Sindical –, políticos e representantes de organizações sociais, como o Levante e os movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) e dos Pequenos Agricultores (MPA).

Pela manhã, o líder sem-terra João Pedro Stédile já havia participado de um debate, declarando que Lula “é o único líder popular que pode barrar o capital financeiro de impor o projeto neoliberal internacional”. Ele disse ainda que movimentos sociais na Espanha avaliaram que a entrevista de Lula ao jornal El País colaborou para a vitória socialista nas recentes eleições gerais.

 

 

Fonte: Rede Brasil Atual (RBA)

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia