Notícias
 
RS tem maior venda de carros zero-quilômetro em quatro anos
De janeiro a abril, alta nos emplacamentos foi de 2,3%, mas ainda não recupera níveis pré-crise
13/05/2019




As vendas de carros percorrem trajeto de retomada gradual no Rio Grande do Sul após engatarem marcha a ré durante a crise econômica. De janeiro a abril deste ano, 44,1 mil automóveis de passeio e comerciais leves zero-quilômetro foram emplacados no Estado, avanço de 2,3% em relação a igual período de 2018. Os dados integram pesquisa do Sincodiv-RS, que representa as concessionárias e as distribuidoras.

Segundo o levantamento, o número de veículos negociados é o maior para o primeiro quadrimestre desde 2015, quando o mercado gaúcho havia registrado vendas de 51,9 mil unidades. Apesar do crescimento, o setor ainda não recuperou totalmente as perdas causadas pela crise. Entre janeiro e abril de 2014, último ano antes da recessão, 69,5 mil automóveis haviam sido negociados no Estado, volume 36,5% superior ao de 2019.

Vice-presidente do Sincodiv-RS, Tarso Zanatta afirma que a alta nos últimos quatro meses foi influenciada, em grande parte, pelas vendas diretas de fabricantes para clientes como locadoras de carros. O desempenho positivo de segmentos da agropecuária, acrescenta Zanatta, também beneficiou os negócios, especialmente no interior do Estado.

— Não foram só os negócios para locadoras que tiveram impacto no resultado. A safra de verão respingou de maneira positiva nas vendas de veículos, inclusive de automóveis. A geração de riquezas no Interior é bastante focada na área agrícola e repercute em toda a população — analisa.

Depois de pesquisar ofertas de diferentes marcas, Lena Lúcia Matos da Silva, 52 anos, fechou acordo para comprar em abril um Chevrolet Prisma, modelo 2019, em uma concessionária de Canoas, na Região Metropolitana. É o primeiro automóvel que a professora aposentada adquire desde que deixou Manaus, há seis anos, para viver perto dos cinco filhos em Porto Alegre.

— Consegui um bom desconto após fazer uma pesquisa de mercado. Isso pesou na minha decisão, além do fato de que desejava ter o carro que comprei — destaca a professora aposentada.

Na comparação com o desempenho nacional, o Rio Grande do Sul ficou para trás. Entre janeiro e abril, a alta nas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves no país chegou a 8,7%. No período, o Brasil teve 801,3 mil novas unidades emplacadas, aponta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

(Fonte: Gaúcha ZH)

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia