Notícias
 
CUT-RS e centrais anunciam neste 1º de Maio data da greve geral contra reforma da Previdência
Dia de Luta
30/04/2019




 Neste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a CUT e demais centrais sindicais – Força Sindical, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB, Pública e UGT -, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, vão anunciar a greve geral contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PSL). A data indicativa é o dia 14 de junho.

Em Porto Alegre, a programação unitária começa com uma concentração, às 14 horas, na Rótula das Cuias, que fica na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, ao lado do Parque da Harmonia.

Depois, às 15 horas, os participantes sairão em caminhada na Orla do Guaíba, com faixas e cartazes, dialogando com a população e coletando adesões ao abaixo-assinado das centrais contra a reforma da Previdência.

Após a marcha, as centrais realizarão um ato, às 16 horas, na Rótula do Gasômetro, que fica na Avenida João Goulart, nas imediações da Câmara de Vereadores. Haverá manifestações das centrais, dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda, na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Construir a greve geral

“Vamos fortalecer a unidade das centrais sindicais, das frentes e dos movimentos sociais na defesa dos direitos e da aposentadoria, por mais empregos e salários decentes, contra as privatizações, por justiça, pela liberdade do ex-presidente Lula, e em defesa da soberania nacional”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“A reforma da Previdência não acaba com privilégios, como mente o mercado financeiro, mas é o fim do direito à aposentadoria para milhões de trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os mais pobres. Temos que reagir e, com unidade, construir a greve geral para derrotar essa proposta cruel e perversa do Bolsonaro, que acaba com o futuro do povo brasileiro”, destaca.

Apagão na mídia submissa aos interesses do capital

Conforme o dirigente da CUT-RS, há enorme confusão na mente da classe trabalhadora e muito se deve à desinformação causada pela mídia submissa aos interesses do capital, que não abre espaços para contrapontos e difunde versões irreais, e sensacionalistas. “A principal narrativa é que apenas a reforma da Previdência é capaz de livrar o Brasil de um iminente caos social, o que é uma mentira deslavada”, afirma Nespolo.

“Tem um apagão nos grandes veículos de comunicação. Em todos os canais de televisão, os analistas dizem que só a reforma da Previdência salva e não entrevistam quem pensa diferente. Esses formadores de opinião são os mesmos que garantiam que a reforma trabalhista do Temer geraria mais de 6 milhões de empregos e não gerou. Da mesma forma, esse projeto do Paulo Guedes e do Bolsonaro não vai melhorar a vida da população, pelo contrário”, explica dirigente da CUT-RS.

“O povo está confuso, sem saber como agir, mas já começa a desconfiar do discurso oficial do governo. Por isso, convido os trabalhadores e as trabalhadoras para que participem da programação unitária de 1º de Maio. Se não reagirmos agora, amanhã talvez seja tarde demais”, conclui Nespolo.

Confira a programação no interior do Rio Grande do Sul

Caxias do Sul

14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva

Bagé

15h30– Ato na Praça da Estação

Erechim

10h – Concentração no Bairro Atlântico

Passo Fundo

14h às 17h – Ato no Parque da Gare

Pelotas

14h às 18h – Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera

Santa Maria

10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta.

Ijuí

14h – Concentração seguida de ato na Praça Central

Santa Cruz do Sul

14h às 17h – Ato na Praça Getúlio Vargas

Santa Rosa

15h – "Mateada em Defesa da Previdência", no Tape Porã.

Rio Grande

9h – ato em memória dos trabalhadores da Linha do Parque, no Monumento Angelina Gonçalves (Av. Presidente Vargas – em frente às capelas)

15h – Ato unificado contra a reforma da Previdência, no Rincão da Cebola.

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia