Notícias
 
60% dos brasileiros são contra privatizações de estatais
revela pesquisa CUT//Vox Populi
10/04/2019




 A privatização de tudo o que for possível, como diz o ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, é mais uma das propostas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) reprovada pela maioria dos brasileiros, inclusive pelos que votaram nele nas eleições de 2018.

De acordo com a pesquisa CUT-Vox Populi, 60% dos brasileiros são contra o programa de privatização de estatais, entre elas a Petrobras. Outros 25% são a favor do programa de privatização e 15% não souberam ou não quiseram responder.

Perguntados sobre quem se beneficiaria com a privatização da Petrobras, 35% responderam que os únicos a ganhar com isso seriam os empresários, os acionistas e os investidores. Para 25%, apenas o governo federal seria beneficiado. Outros 19% acham que todos seriam beneficiados, 5% acreditam que ninguém se beneficiaria, 2% deram outras respostas e 14% não souberam ou não quiseram responder.

Entre os que se declararam anti-Bolsonaro, 74% são contra a privatização da Petrobras e 14% a favor. A questão divide quase meio a meio os pró-Bolsonaro: 45% são contra e 41% são a favor da venda da petroleira brasileira.

Os maiores índices de reprovação à venda da Petrobras foram encontrados no Nordeste (68%) e no Sudeste (60%). A rejeição também é grande entre os maduros (64%), quem têm até o ensino fundamental (64%) e renda de até dois salários mínimos (62%).

A reprovação entre homens e mulheres atingiu o mesmo percentual, de 60%.

Pré-Sal

Questionados sobre os primeiros leilões de venda de campos do pré-sal para a exploração e produção de petróleo, ainda este ano, 61% discordaram da decisão do governo de Bolsonaro. Outros 19% concordaram e 21% não souberam ou não quiseram responder.

Entre os entrevistados anti-Bolsonaro, o percentual de reprovação à venda dos campos de pré-sal atingiu 73% contra apenas 9% que se declararam a favor. Já entre os pró-Bolsonaro, a questão não é consenso: 48% concordaram com a venda e 34% discordaram.

A Região com o maior índice de rejeição é a Nordeste, onde 68% são contrários à venda dos campos do pré-sal. No Sudeste, 59% são contra; no Sul, 58%; e no Centro-Oeste/Norte, 55%.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia