Notícias
 
Conselho de Sindicatos inicia o ano debatendo estratégia para a indústria e campanha salarial
.
01/02/2019


Reunião aconteceu na sede da Federação dos Metalúrgicos do RS


 O auditório da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) ficou lotado na manhã desta quinta-feira (31), durante a reunião do Conselho de Sindicatos. O primeiro encontro de 2019 debateu a estratégia do macrossetor da CUT, o Projeto Indústria 10+, os primeiros preparativos da Campanha Salarial de 2019/2020 e contou com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres.

Elaborado pelo Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Brasil), o Programa Indústria 10+ propõe medidas para o desenvolvimento do setor industrial nos próximos 10 anos. De acordo com Cayres, o documento tem 12 páginas e ainda não está fechado. “Passamos, inclusive, para outras centrais, pois engloba inúmeros setores (metalurgia, química, energia, construção, entre outros) e o objetivo é termos uma indústria pujante”, destacou ele.

O dirigente garantiu que assim que for concluído, o documento será disponibilizado nos meios de comunicação da CNM/CUT e também será elaborada uma cartilha sobre o programa.

Abordando a conjuntura nacional, Cayres chamou atenção para o número de militares que integram o governo federal e a ligação com as milícias. Se referindo ao deputado federal, Jean Wyllis (PSOL) Jean Wyllys (PSOL-RJ) que abriu mão do mandato e deixou o Brasil devido as ameaças que recebe, o dirigente afirmou que "quando falam que vão matar alguém da esquerda, estão apontando uma arma para cada um de nós".

"Porém, não somos covardes e iremos resistir", garantiu. Para isso, segundo Cayres, as entidades de classe são fundamentais. "A FTM-RS é uma das mais importantes federações do Brasil por unir sindicatos, negociar com os patrões e fechar acordos".

Ele explicou que a Confederação é a mesma coisa, porém não assina acordos. "Pensamos políticas nacionais, realizamos intercâmbios e construímos redes para pensarmos políticas nacionais. Também debatemos sobre questões de gênero, raça, juventude e LGBTIs, pois precisamos estar inseridos na sociedade", explicou

Campanha salarial

O presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, Lírio Segalla, declarou que a realidade com a nova legislação oriunda da Reforma Trabalhista exige uma negociação permanente com a entidade patronal.

Segundo ele, já foi realizada uma reunião com a patronal, há poucas semanas, para dar início as negociações. "Jornada variável, hora noturna reduzida, cartão ponto por aplicativo e o E-social são alguns dos temas que os patrões querem debater. Nós iremos discutir o acesso ao local de trabalho", contou.

Assim, quando chegar a data base (1º de maio) a negociação será focada nas cláusulas econômicas devido ao avanço nas pautas sociais. “Acreditamos ser um acerto iniciar a negociação com antecedência”, defendeu Lírio.

Outro aspecto salientado por ele, é a necessidade de ampliar e fortalecer a representatividade dos sindicatos e seus dirigentes. “Será uma discussão permanente da Federação com as entidades”, disse.

JurídicoAdvogados da assessoria jurídica da FTM-RS acompanharam a reunião. Lídia Woida chamou atenção para evitar a judicialização dos acordos devido ao comportamento do judiciário e ao forte ataque que a Justiça do Trabalho vem sofrendo. “Precisamos pensar como navegar nestas águas”, ponderou a advogada.

Agendas Na próxima quarta-feira (6), às 15h, haverá uma vídeoconferência sobre a privatização da Previdência Social Brasileira, com o ex-ministro, Carlos Gabas e o presidente da Confederação de Trabalhadores Metalúrgicos do Chile, Horácio Fuentes.

Em maio, entre os dias 20 a 24, será realizado o 10 congresso da CNM/CUT, em São Paulo.


Fonte: FTM-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia