Notícias
 
Seguro-desemprego vai qualificar trabalhador que deu entrada no benefício pela terceira vez em dez anos
Cursos gratuitos serão oferecidos pelo SESI, SENAI e SENAC
18/07/2012


www.sindimetal-es.org.br


O trabalhador que nos últimos dez anos requereu o seguro-desemprego em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado do Rio de Janeiro, será, a partir desta segunda (16), automaticamente inscrito no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A medida tem por objetivo qualificá-lo profissionalmente facilitando a sua inserção no mercado de trabalho. Ele também terá direito ao Bolsa Formação para custear os gastos durante a realização do curso.

De acordo com o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), Manuelito Reis, grande parte dos profissionais que procuram o Sine em busca de emprego não consegue trabalho por falta de qualificação profissional.

“O governo entende que essas pessoas são mais vulneráveis e que precisam de uma qualificação para permanecer no mercado de trabalho. Se ele, em dez anos, está pedindo pela terceira vez o beneficio é porque tem dificuldade em permanecer no mercado de trabalho”, ressaltou.

O subsecretário disse também que o programa ainda não abrange todas as regiões do estado. Mas garantiu que, até agosto, ele seja expandido a todos os postos do Sine. Reis destacou que a medida visa a proporcionar um aumento no aproveitamento das vagas oferecidas pelo Sine.

“Nós temos um aproveitamento das vagas de cerca de 20%, ou seja, 80% das vagas que a gente capta nós não conseguimos preencher por falta de qualificação”, destacou.

No Sine, o trabalhador receberá informações sobre os cursos disponíveis e as regiões onde poderá fazê-lo. Todos eles são gratuitos e oferecidos por serviços nacionais de aprendizagem, como o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Caso não aceite participar do programa, o trabalhador ficará sujeito à perda do seguro-desemprego, salvo em algumas situações, como se for a primeira vez em que solicita o benefício, se estiver na última parcela ou cursando algum curso de qualificação profissional, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenha a carga horária mínima de 160 horas ou superior a de cursos oferecidos pela Setrab.

Os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria da secretaria pelo telefone (21) 2332-9999 ou, se preferir, pesquisar pelo portal da Setrab.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia