Notícias
 
MÁQUINAS CHEGAM AO VIVER COOMETAL E TERRENO COMEÇA A SER PREPARADO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS
.
27/11/2018


O empreendimento vai beneficiar 446 famílias de sócios, dependentes e indicados por associados


O sonho da casa própria para muitas famílias de metalúrgicos da base do Sindicato da Grande Porto Alegre está se tornando realidade. No dia 26 de outubro de 2018 as máquinas para limpeza e terraplanagem chegaram ao terreno da cooperativa habitacional Coometal – Residencial Viver Coometal – em Viamão, para a abertura das ruas e preparação do solo. O empreendimento vai beneficiar 446 famílias de sócios, dependentes e indicados por associados.

Em 2013, o CoophNorte e a Coometal, ambas cooperativas habitacionais fundadas pelos metalúrgicos de Porto Alegre, conquistaram, com o subsídio do governo popular de Dilma Rousseff (PT), presidenta na época, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), uma área de 420 lotes, situada na Estrada Caminho do Meio, em Viamão, próxima à divisa com a Capital gaúcha. Com 90% de subsídio, os contratos foram assinados na Caixa Econômica Federal no dia 8 de março de 2013. “Se não fosse um governo popular que estivesse no poder naquele momento, não seria possível conquistar essa moradia”, afirma o gestor da Coometal da Coometal, João Miguel.

 Em meio a tantas retiradas de direitos, tendo em vista a Reforma Trabalhista e a tentativa da implementação da reforma da Previdência, o presidente do Sindicato, Lírio Segalla, vê o início das obras como uma vitória para a classe. ‘’O início das obras ocorrerem agora é significativo e até simbólico, é uma prova de que toda luta vale a penas’’, refletiu.
João Miguel explicou que os próximos meses serão para a preparação do solo do terreno para construção das casas e que a cooperativa manterá todos cooperativados informados.

História

Na década de 90, a categoria metalúrgica estava perdendo empregos, o motivo era o advento das tecnologias e das novas máquinas, que estavam substituindo a mão de obra dos metalúrgicos. O Sindicato ao realizar pesquisas em sua categoria, evidenciou outras necessidades, além da luta por melhores salários, e uma delas foi a habitação.
A partir da necessidade surgiram ideias. O presidente do Sindicato na época era Claudir Nespolo, atual presidente da CUT-RS, que se reuniu com outros trabalhadores/as no Fórum de Habitação, do governo Olívio Dutra (PT), e ali surgiram Cooperativas, e uma delas, foi a Coometal. João Miguel reforça que a história da Coometal está entrelaçada com o Sindicato, pois nasceu dentro dele.

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia