Notícias
 
Aprovado projeto que institui passagem gratuita a alunos do ensino médio
26/08/2010


De autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT) e da ex-vereadora, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), o programa beneficiará alunos dos ensinos Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais de Porto Alegre. "O Vou à Escola constitui-se no serviço de transporte dos alunos que não possuem condições de arcar com o custo da passagem de estudante e que não conseguirem vaga em escola pública próxima à residência", diz o texto do projeto.

Conforme Sofia, o programa Vou à Escola já está em andamento no Município e consiste no fornecimento de passagens para os 200 dias letivos anuais. A lei, segundo a vereadora, oficializará o benefício mediante convênio entre o município de Porto Alegre e o Governo do Estado, com a Prefeitura assumindo as ações de execução e fiscalização do programa sendo que a geração de recursos será de responsabilidade do Governo do Estado, conforme a subemenda 1 do projeto.

Sofia também lembra que a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, assumiu o compromisso de propor mudanças na Lei Estadual 12.882/08, que institui o programa estadual de apoio ao transporte escolar no Rio Grande do Sul aos residentes no meio rural (PEATE/RS), ampliando o benefício para as regiões urbanas. “O segundo compromisso assumido pela Comissão foi o de apresentar emenda popular à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2011, prevendo recursos para o financiamento, através do PEATE, para financiar o transporte para o ensino médio nas grandes cidades”, destaca a vereadora.

Para Sofia o projeto, transformado em lei, “será um importante instrumento de luta para fazer com que o estado assuma o financiamento do transporte escolar do jovem no ensino médio, uma vez que o município já dá conta do transporte para o ensino fundamental”.

A proposta

O Vou à Escola será aplicado apenas no caso de não haver vagas disponíveis em escolas públicas próximas às residências. O aluno deverá ter idade entre sete e 24 anos incompletos e residir em Porto Alegre, a renda familiar per capita da família deve ser de até meio salário mínimo nacional, e a distância entre escola e residência do aluno deve ser:

De, no mínimo um quilômetro, quando o aluno tem de sete a dez anos incompletos; 1,5 quilômetro, para alunos de dez a 14 anos incompletos; e 2 quilômetros (diurno) 1,5 quilômetro (noturno), para estudantes de 14 a 24 anos incompletos.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia