Notícias
 
STEMAC: Após descumprimento de acordos coletivos, plano de recuperação é caminho para pagamento dos créditos trabalhistas
Foram mais de 250 trabalhadores/as demitidos em 2017 que seguem aguardando pagamento de créditos trabalhistas
31/08/2018




 
O caso STEMAC continua sem desfecho para os 251 trabalhadores demitidos em 2017 e que aguardam o pagamento dos créditos trabalhistas. Após descumprir quatro Acordos Coletivos de Trabalho firmados extrajudicialmente, sendo o último com a inclusão de multa, o Sindicato ajuizou ação que resultou no deferimento de uma tutela de urgência para bloquear valores da empresa mantidos em instituições bancárias (cerca de R$ 1.800.000,00 - um milhão e oitocentos mil reais).

A empresa, por sua vez, fez pedido de recuperação judicial em Itumbiara – Goiás. Em discordância, o departamento jurídico do Sindicato - Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados - peticionou informando o juiz local da situação dos bens e dos débitos da empresa estarem na sua maioria em Porto Alegre, inclusive o seu passivo trabalhista incluído pela ação do sindicato, de montante vultuoso. Apesar do retorno do processo à comarca inicial da Capital, o STJ entendeu como viável o julgamento em Goiás e foi novamente contestado pelo jurídico do sindicato que, além de pedir a impugnação da decisão, conversou com a assessoria do Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva para frisar o quanto considera importante, e juridicamente correto, que a recuperação judicial se processe em Porto Alegre. Esta questão ainda está pendente de julgamento no STJ.

No que diz respeito à dívida trabalhista, existe o entendimento de que a empresa possui condições e viabilidade de se recuperar - via um plano de recuperação que ainda não foi apresentado pela mesma, segundo o síndico nomeado em GO, Dyogo Crosara. Neste sentido, no dia 10 de agosto foi publicado um edital com o quadro de credores. Este foi analisado - nomes e valores - e comparado com a listagem de trabalhadores e trabalhadoras incluídos na Ação Coletiva do Sindicato. O jurídico impugnou qualquer divergência nos dados já levantados.

Os valores bloqueados pela Ação Coletiva do Sindicato foram repassados ao juízo da recuperação e farão parte do montante ativo da empresa no plano de recuperação judicial e, acredita-se, serão utilizados para pagamento dos trabalhistas, obedecidos os prazos do plano. Além disso, registra-se que a STEMAC ingressou com mandado de segurança, fez embargos de declaração, peticionou inúmeras vezes na AC, suscitou conflito em razão dos bloqueios e em todos estes momentos o Sindicato e seu departamento jurídico apresentou contraponto, fez contrarrazões e memoriais.

 

Fonte:  WMSC & Advogados Associados

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia