Notícias
 
Reforma Trabalhista: homologação nos sindicatos é garantia para todos
.
24/07/2018


Em caso de homologação na empresa, denuncie ligando: 3371.9000


  Com a nova lei trabalhista, a rescisão dos contratos de trabalho com mais de um ano não passará mais obrigatoriamente pela revisão/homologação nos sindicatos. A mudança, que promete desburocratizar o processo rescisório e agilizar o levantamento do FGTS e do seguro-desemprego, pode resultar no aumento dos erros de cálculos, que hoje são revisados e corrigidos pelo sindicato. Também, acarreta grande insegurança jurídica às empresas.

Para o Dr. Manoel, do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, a conferência feita pelos sindicatos é a garantia de que os valores correspondem ao que era devido ao trabalhador, sem que ele precise recorrer a um advogado ou contador, por conta própria. “Antes da Reforma Trabalhista, o Sindicato garantia a espinha dorsal dos pagamentos e direitos rescisórios, sem causar custos à classe trabalhadora”.
Em relação às empresas, a Dra. Lídia Woida, também advogada do escritório que assessora o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, afirma que a quebra deste processo gera insegurança jurídica. “A homologação na entidade sindical também garante que o valor da rescisão foi entregue ao trabalhador, com a revisão e aprovação do Sindicato”, afirma Woida. Desta forma, a possibilidade de se gerar processos por erros nos cálculos rescisórios é reduzida em grande escala.

O diretor João Massena comenta que há empresas realizando a recisão e pagando em mais de 12 vezes. “A homologação ser realizada fora do Sindicato deixa classe trabalhadora desamparada, pois muitas vezes o trabalhador conhece seus direitos, ou não tem coragem de contestar o patrão, e acaba sendo prejudicado”, comenta.

O Sindicato reforça que a vigência da Lei 13.467/17 não impede a homologação, mas sim, tira a obrigatoriedade deste processo junto aos Sindicatos. No entanto, a entidade reforça que a categoria metalúrgica de Porto Alegre deve continuar utilizando desta ferramenta para garantir maior segurança no ato de desligamento da empresa.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia