Notícias
 
Plenária dos Metalúrgicos da CUT-RS avalia campanha salarial e mobiliza para o dia do Basta
Mobilização da classe trabalhadora contra o desemprego está marcada para 10 de agosto
19/07/2018


Sarah Lima / STIMEPA


 Metalúrgicos de todo o Rio Grande do Sul se reuniram no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região na manhã desta quinta feira (19), na plenária de avaliação da campanha salarial da Federação dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS). O Presidente da FTM-RS, Lírio Segalla coordenou a plenária que teve relatos das mesas de negociação da metalurgia, máquinas agrícolas e reparação de veículos.

O coordenador da mesa de máquinas agrícolas, João Roque, metalúrgico de Santa Rosa, explicou a proposta que inclui abono nos primeiros meses e, após o reajuste. "Resistimos bravamente aos ataques da patronal, pois eles queriam tirar todos os nossos direitos. A maior conquista foi garantir que não tirassem nada da nossa Convenção Coletiva de Trabalho", avaliou ele.

A assessora jurídica da Federação, Lídia Woida falou sobre o TAC que garante a contribuição sindical. Mesmo com o termo que garante a contribuição definida em assembleia, a patronal da metalurgia exigiu um aval do tribunal Regional do Trabalho, onde foi feito uma audiência de mediação. Representante do Ministério Público impasse. documento em ccircular em conjunto que a patronal recuou na última hora.

Dirigente da entidade, Milton Viário apresentou os números da metalurgia, composto por um índice de reajuste de 2,30% a partir de julho. Em maio e junho, os trabalhadores receberão um abono equivalente a mais de 3 dias de trabalho. "Somando tudo, os 13 salários ficarão com acréscimo de 2,85%", explicou. De acordo com ele, nas máquinas agrícolas fechou ainda mais substancial, com um aumento de 3,23% nos salários até R$ 1.666,00, acima disso, o índice é 2,93%.

O pior cenário apresentado foi da mesa de reparação de veículos, conforme manifestou o metalúrgico Gilberto Saraiva. "Também houve a tentativa de acabar com as homologação de rescisão nos sindicatos." Gilberto contou ainda que já há reuniões marcadas nos próximos dias.

Ainda sobre a reparação de veículos, o assessor jurídico, Lauro Magnago salientou que por ser uma categoria com alto índice de insalubridade, o benefício é sobre o piso da categoria. "A insalubridade está garantida, o problema se dá por causa da rotatividade. Os novos contratos estão sendo feitos pelo salário mínimo e não o piso", relatou.

Dia do Basta


Antes da plenária, o secretário geral da CUT-RS, Amarildo Cenci, destacou a mobilização para 10 de agosto, Dia do Basta. "Essa data se organiza diante da retirada de direitos trabalhistas e sociais, entrega do patrimônio público e retrocessos promovidos pelo governo golpista de Michel Temer (MDB)."

Ele afirmou que será um dia para conversar e esclarecer as coisas para a os trabalhadores de todas as categorias. "E no dia 15 de agosto vamos para a Brasília, apoiar o registro da candidatura de Lula", finalizou.

Brasil de Fato - também foi dado destaque para a versão regional impressa do jornal Brasil de Fato, lançada na noite desta terça-feira (17), com um ato político-cultura que lotou o Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre.

A edição impressa gaúcha do jornal é a quinta do país, somando-se agora às edições regionais de Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, a edição do BF-RS será quinzenal, com 12 páginas e uma tiragem de 25 mil exemplares. A distribuição será gratuita e feita por militantes do Levante Popular da Juventude, do MST, do MPA e de sindicatos.

O primeiro número já começou a ser distribuído em estações do Trensurb e em terminais de ônibus no centro de Porto Alegre.

Posse - A plenária antecedeu a cerimônia de posse da nova direção de FTM-RS.

 

Fonte: FTM-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia