Notícias
 
Metalúrgicos RS: próximo ao início das negociações, Conselho dos Sindicatos alinha pauta da Campanha Salarial 2018
.
18/05/2018


Rita Garrido / STIMMMEC
Reunião aconteceu na manhã de quarta-feira, 16


 Representantes dos 29 sindicatos metalúrgicos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS), reuniram-se na manhã desta quarta-feira (16) para alinhar a pauta e as estratégias da Campanha Salarial 2018. Na ocasião, além dos dirigentes sindicais, estiveram presentes os advogados Lídia Woida e Lauro Magnago, que prestam assessoria jurídica à categoria por meio do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

No mês de abril, uma plenária realizada pela categoria definiu os pontos de pauta que seriam encaminhados aos trabalhadores(as) durante as Assembleias. Dentre eles, a busca pela reposição do INPC e de um aumento real, fixado em 2,5%. Junto a isso, a categoria pretende discutir a manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e busca uma forma de compensar a disparidade entre a inflação oficial e o custo de vida real das famílias, propondo o acréscimo de um vale-alimentação mensal no valor de R$ 250,00, independente da empresa possuir refeitório e/ou fornecer alimentação durante a jornada.

Em relação às mudanças na legislação trabalhista, os metalúrgicos(as) colocaram em pauta o comprometimento das empresas com os princípios constitucionais. Neste ponto, a dra. Lídia Woida destacou a importância de se apropriar do debate que envolvem assuntos que, até então, não estavam incorporados na luta sindical e que representam grande ameaça, como por exemplo o banco de horas, que passa a ser permitido em acordos individuais sem a avaliação do sindicato. “O sentido da luta sindical está no coletivo, na vontade coletiva, portanto temos que nos aproximar destas discussões e esclarecer aos trabalhadores que a decisão final é deles”. Jairo Carneiro, presidente da Federação, reforçou: “nós sabemos que existe uma resistência dos trabalhadores em relação ao banco de horas, e por isso mesmo temos que reforçar que a presença do sindicato nestas negociações é indispensável, nunca podendo ser estabelecido de forma individual”. Rotatividade e Terceirização também serão pontos de pauta na campanha deste ano.

Sustentação e mobilizações

 

Com a retirada do imposto sindical pela Reforma Trabalhista, A Federação travou discussões e firmou, junto ao Ministério Público do Trabalho, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que garante que os sindicatos possam debater e deliberar, via assembleia, questões ligadas à sustentação das entidade. Assim, a discussão do conselho ocorreu em relação aos valores e formatos de custeio. Também, destacou-se a importância do envolvimento e do apoio do MPT junto ao movimento sindical. A entidade, lembrou Lídia, realiza neste mês a campanha “Maio Lilás”, que tem o objetivo de debater e reforçar a importância da luta sindical na defesa dos direitos trabalhistas.

Nos encaminhamentos, o conselho deliberou um calendário de mobilizações junto aos trabalhadores para debater a campanha, a importância do sindicato e as alternativas de custeio, que são os principais eixos neste momento. Também, no mês de julho, uma nova reunião deve avaliar o andamento das mesas de negociação, que tem início na próxima segunda-feira (21).

 

Fonte: Rita Garrido / STIMMMEC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia