Notícias
 
FITIM promove 3º encontro sobre Acordos Macro e Redes Sindicais

Trabalhadores da América Latina e Caribe se reúnem em Buenos Aires para discutir e organizar as ações dos filiados na região. A

20/08/2010


A regional para a América Latina e Caribe da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas na Argentina, nos dias 18 e 19 de agosto, um encontro com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e as demais entidades filiadas na região, para discutir e organizar as ações quanto à construção e acompanhamento de redes sindicais e Acordos Marco Internacionais (AMIs).

 

O secretário-geral, João Cayres e o secretário de organização, Ubirajara de Freitas, representaram a CNM/CUT no encontro.

 

A FITIM é a representante do movimento sindical metalúrgico quando uma empresa concorda em assinar um AMI. Isso acontece porque esse tipo de acordo compromete a empresa a garantir condições laborais mínimas em qualquer uma de suas plantas no mundo. "Esses acordos também responsabilizam as empresas pelos seus fornecedores e prestadores de serviços, o que é mais uma ferramenta contra a habitual precarização do trabalho através das terceirizações e outras ações na mesma direção", disse João Cayres.

 

Os acordos são firmados globalmente, mas sua implantação é local, em cada planta da empresa no mundo. Dessa forma, não basta que o documento seja assinado pela empresa, mas é preciso torná-lo real e efetivo para os trabalhadores.

 

Neste sentido, as redes de trabalhadores por empresa, sejam elas nacionais ou internacionais, servem como um instrumento de monitoramento e pressão para a efetivação dos referidos acordos. "É também um espaço para reduzir as desigualdades praticadas pelos patrões, que jogam trabalhadores contra si mesmos na medida em que transfere unidades de produção de um país para o outro e fazem ameaças constantes para atingir o seus objetivos. Ou seja, aumentar seu lucro", afirmou Ubirajara.

 

"Essa é a terceira etapa deste trabalho, mas ainda temos muito para caminhar. Não há dúvida de que é uma estratégia positiva frente à realidade atual das grandes corporações", finalizou Cayres.

 

O encontro debateu as realidades locais na região, as dificuldades de efetivação dos AMIs e das redes sindicais, e também avaliou as ações previamente estabelecidas, renovando compromissos de todos os filiados.

 

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia