Notícias
 
Nota de solidariedade à vereadora carioca Marielle Franco
.
15/03/2018




 A direção, assim como todos os funcionários, do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA) lamenta a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e se solidariza com os familiares e amigos. Na noite dessa quarta-feira (14), Marielle foi executada com nove tiros após sair do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Lapa, região central do Rio de Janeiro. No ocorrido, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi morto.

No final do último mês, a vereadora foi nomeada relatora da Comissão que acompanha a Intervenção Federal no Rio de Janeiro. No dia 10 de março, postou em sua rede social “Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?”, fazendo referência à violência policial no bairro Acari, na zona norte da cidade. “Estamos sendo mortos por quem devia nos proteger”, lamenta o presidente do nosso Sindicato.


Socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marielle foi a quinta vereadora mais votada no Rio nas eleições de 2016. Em sua trajetória, atuou em organizações junto às periferias cariocas, principalmente no Complexo da Maré onde foi criada, e coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A categoria metalúrgica carrega o legado de Alceri Maria Gomes da Silva, mulher negra, sindicalista, assassinada na década de 70 enquanto lutava contra o Regime Militar. Passados mais de 40 anos, infelizmente as forças opressoras seguem calando aqueles que denunciam os abusos do Estado, não somente no momento presente, mas de forma constante ao longo de todos estes anos.

Com profundo pesar pelo ocorrido, reforçamos que a luta dos movimentos sociais precisa ser intensificada. Nós, enquanto sociedade, precisamos nos importar com vidas como a de Marielle. Já vimos esse filme antes e ele está prestes a voltar se não houver mobilização e resistência. “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”. MARIELLE PRESENTE!

 

 

*Com informações STIMMMEC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia