Notícias
 
8 de Março: Metalúrgicas integram marcha pelo Dia Internacional de Luta pelas Mulheres
.
08/03/2018


Concentração começou às 7h30min


  Entre bandeiras roxas e vermelhas, as mulheres se reuniram em um movimento de resistência. “Se nossas vidas não importam, que produzam sem nós”, gritaram as manifestantes, sendo uma das vozes, a diretora do nosso Sindicato, Lenira Campos. A concentração foi iniciada por volta das 7 da manhã na Rodoviária de Porto Alegre. De lá, de forma organizada, se dividindo em duas filas, seguiram pela Avenida Mauá até o Paço Municipal. Em frente à Prefeitura, fizeram críticas ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), denunciando o desmonte da assistência social assim como a perda de direitos de professoras e das terceirizadas do município.

Uma intervenção do Movimento 8M marcou no asfalto da rua 7 de setembro os contornos da violência feminina. A cada batida no bumbo, uma mulher ao chão. “A cada cinco minutos, uma mulher é morta no Brasil. A cada dois minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. A cada minuto, no Brasil, uma mulher sofre algum tipo de violência”, disse uma das manifestantes, ao microfone. Enquanto isso, os corpos das ativistas no chão eram contornados por uma tinta branca, marcando as “que já tombaram pela falta de igualdade”.

Depois, a marcha subiu a Avenida Borges de Medeiros até a frente do Palácio Piratini. Divididas entre falas rápidas, as lideranças dos movimentos sociais denunciaram o desmonte da política de habitação e outras ações do governo José Ivo Sartori (MDB), como a extinção de fundações.

Após o encerramento da marcha, houve uma assembleia de mulheres , às 15h na Esquina Democrática e, às 17h, o ato de encerramento pelo Dia Internacional de Luta pelas Mulheres, foi uma caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares.

*Com infos: Sul21.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia