Notícias
 
Reforma Trabalhista: O Sindicato e o Imposto Sindical
Sindicato significa união de forças dos trabalhadores/as
02/02/2018




  Os sindicatos dos metalúrgicos da CUT do Rio Grande do Sul não terão mais o imposto sindical dos trabalhadores. Com a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso Nacio­nal e que entrou em vigor em novembro de 2017, o desconto do imposto não é mais obrigatório.

Algumas centrais sindicais já ingressaram na Justiça pe­dindo a permanência do imposto. A CUT e nós, sindicato dos metalúrgicos, não vamos solicitar a retomada deste imposto, que era descontado em março, pois acreditamos que a sustentação sindical deve ser deliberada por toda a categoria.

A partir deste ano, a manutenção dos sindicatos passa a ser de responsabilidade única e exclusiva dos trabalhadores e é esta discussão que estamos iniciando neste momento. Durante a Campanha Salarial, vamos debater com todos os companheiros e companheiras como continuaremos mantendo um sindicato forte.

SINDICATO SIGNIFICA UNIÃO DE FORÇAS DOS TRABALHADORES

Com a reforma trabalhista, a precarização do traba­lho já começou. O acesso à Justiça do Trabalho está mais difícil, a flexibilização regulamentada por lei beneficia os interesses do empresariado e, junto a isso, soma-se a tentativa de enfraquecimento dos sindicatos. O objetivo é que o trabalhador fique sozinho, frente a frente com o patrão, para negociar seus direitos. Nessa relação desi­gual de forças, quem sairá perdendo?
Por isso, reafirmamos que somente com união poderemos enfrentar este novo cenário. São os sindicatos que, além de representarem e defenderem os trabalhadores, negociam e fazem cumprir os acordos. Ao longo dos anos, a categoria metalúrgica conquistou direitos que estão na convenção coletiva, inclusive reajuste salarial, que não tem previsão em lei.

A garantia das conquistas obtidas até aqui e o enfrentamento do que vem pela frente passa pelo fortalecimento dos sindicatos. Um sindicato não se faz sozinho. O apoio e a participação dos trabalhadores é fundamental. É isso que define a força de uma categoria. Já falamos antes e repetimos: daqui para frente nosso lema tem que ser "UM POR TODOS E TODOS POR UM"! Quanto mais organizados e unidos, mais força teremos para a manutenção do que já conquistamos.

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde/Clínico Geral - Ramal 9024
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Lazer
Serviços
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia