Notícias
 
Manifestações e abraço ao INSS marcam dia de luta contra reforma da Previdência em Porto Alegre
.
05/12/2017


Governo pretende votar reforma ainda este ano


 Brasileiros de todos os estados saíram às ruas nesta terça-feira (5) e protestaram contra a reforma da Previdência do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer (PMDB). No final da manhã, após várias manifestações, a CUT-RS e centrais sindicais promoveram um abraço simbólico ao prédio do INSS, no centro de Porto Alegre.

Desde as 5h da madrugada, os dirigentes sindicais ergueram bandeiras, distribuíram panfletos e levantaram a voz no saguão de embarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho para condenar as propostas que acabam com o direito à aposentadoria de milhões e milhões de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

De acordo com o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o dia de luta contra a reforma da Previdência foi marcado para pressionar os deputados federais, para que votem contra a aprovação dessa proposta nefasta e esclarecer a população de que essa reforma não combate privilégios, mas acaba com a aposentadoria dos brasileiros. “Se eles marcarem a votação, o Brasil vai parar. São eles que vão definir o dia da greve”, garante Nespolo.

A mobilização foi definida no Rio Grande do Sul após a suspensão da greve nacional pela maioria das centrais, em função do adiamento da votação inicialmente prevista para ocorrer nesta quarta-feira (6) na Câmara dos Deputados. Este recuo do governo já é uma vitória da pressão das entidades sindicais e dos movimentos sociais contra o fim da aposentadoria e em defesa dos direitos.

“Nossa mobilização não pode parar, pois é fundamental para pressionarmos os deputados, uma vez que a maioria deles está de olho na reeleição em 2018. Por isso, continuaremos marcando na paleta quem votar contra a classe trabalhadora”, salienta Nespolo.

O dirigente da CUT-RS destaca ainda que a propaganda milionária do Temer e seus aliados na televisão é mentirosa. “A Previdência não tem déficit, como já comprovou a CPI do Senado, e os grandes setores privilegiados não estão sendo atingidos pela reforma. O objetivo deles é levar os trabalhadores para o balcão dos bancos, a fim de que comprem planos de previdência complementar. É disso que se trata”, alertou.

Antes do abraço ao INSS, houve também mobilização na Estação Rodoviária, onde agitaram bandeiras e entregaram o material unitário das centrais e movimentos sociais para a população. Depois seguiram em caminhada até o INSS.

Em dezenas de fábricas aconteceram assembleias de esclarecimento e de preparação para a greve geral. Assim como em diversas cidades do interior do Estado ocorreram atos regionais e manifestações, denunciando a reforma da Previdência do golpista Temer. Houve ainda um trancaço no Pórtico de Rio Grande, onde os trabalhadores se mobilizaram em defesa do Pólo Naval.

Além da CUT-RS, dirigentes da CTB, UGT, Nova Central, Intersindical, CSB, CGTB e CSP-Conlutas participaram das atividades.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia