Notícias
 
Contra retirada de direitos, metalúrgicos farão protesto nacional dia 14
.
24/08/2017


Data faz parte de calendário de lutas articulado pelas entidades da CUT e outras cinco centrais sindicais


 Os metalúrgicos de todo o Brasil vão fazer, em 14 de setembro, um Dia Nacional de Luta, Protestos e Greves contra a retirada de direitos imposta pela reforma trabalhista, contra a reforma da Previdência e a lei da terceirização irrestrita.

A data foi divulgada nesta terça-feira (22), em coletiva à imprensa, pelas entidades nacionais da categoria ligadas a seis centrais sindicais e faz parte de um calendário de mobilização para resistir aos ataques desferidos pelo governo golpista contra a classe trabalhadora e o país.

Antes da coletiva, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP), os representantes das entidades definiram a estratégia da mobilização, que também tem o objetivo de fortalecer as campanhas salariais dos metalúrgicos neste segundo semestre.

“Os protestos do dia 14 de setembro serão a primeira ação unitária desta articulação conjunta. No dia 29 de setembro realizaremos uma plenária nacional para definir os próximos passos da mobilização”, explicou Loricardo de Oliveira, secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Na semana que vem a proposta é que haja um “esquenta” do movimento, com protestos nas fábricas. “Queremos envolver também as categorias de todos os ramos da indústria neste movimento”, assinalou Loricardo.

Segundo ele, será necessária uma grande resistência para garantir, nas campanhas salariais, a manutenção e a renovação das convenções coletivas de trabalho sem os efeitos da reforma trabalhista e da lei da terceirização.

A ideia é inviabilizar, na prática, a lei que alterou mais de uma centena de dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não permitir redução de direitos nas negociações das campanhas salariais, como as que já foram iniciadas em São Paulo e no Paraná, entre outras regiões.

“É de extrema importância que essas ações contra as reformas sejam unificadas e estejam presentes na agenda de negociação da Campanha Salarial. Além disso, queremos aprovar cláusulas de salvaguarda, que garantirão o compromisso entre as partes para debater a reforma trabalhista com o tempo e atenção que essa pauta merece", destacou Adilson Faustino (Carpinha), secretário geral da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/P).

A entidade está conduzindo a campanha salarial da categoria, que tem data-base em 1º de setembro. "Esta é a oportunidade de demonstrar que não aceitamos a retirada de direitos”, avaliou Carpinha.

A mobilização contra a redução de direitos também será debatida no Congresso Nacional Extraordinário da CUT, que acontece entre os próximos dias 28 e 31, conforme anunciou o secretário geral da central, Sérgio Nobre.

“Foi com muita luta que os trabalhadores conquistaram seus direitos. E será com muita luta que não deixaremos que eles sejam retirados. Não há outra alternativa senão resistirmos às reformas articuladas entre este governo golpista e as entidades dos empresários”, finalizou Loricardo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia