Notícias
 
Conclusão do curso: alunos da Escola Mesquita promovem “batalha de robôs”
.
12/07/2017


Projeto mostra que Escola Mesquita está em sintonia com o futuro e as inovações tecnológicas


Na noite da terça-feira, 11 de julho, os alunos da Escola Técnica Mesquita, que estão concluindo os cursos técnicos de Eletrônica, Mecânica e Automação Industrial, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso no evento que se convencionou chamar de “a batalha dos robôs”.

A partir da proposta dos projetos, os alunos, em trabalhos de grupos, construíram uma arena de proteção e quatro protótipos com tecnologias embarcadas e armaduras de ataque e defesa, para proporcionar um espetáculo de luta entre os robôs comandados por controle remoto.

Num primeiro momento, os alunos apresentaram em bancadas os seus projetos. Em seguida, a direção e professores da Escola Mesquita definiram um grupo de avaliadores e o sorteio das disputas entre os robôs, que receberam nomes distintos: Penélope Chucky contra Ghost Robot e Caveirão contra Ouriço Furious. Os vencedores das duas batalhas, disputariam a batalha final.

Embora alguns problemas técnicos tenham sido observados, as disputas foram comemoradas pelo público majoritariamente formado por alunos que compareceram em peso para prestigiar o evento. No final, Ouriço Furious venceu Penélope Chucky, tornando-se o 1° campeão da 1ª Batalha de Robôs da Escola Mesquita.

O diretor da escola, Jurandir Damin, ressaltou a importância do conhecimento adquirido pelos alunos com este projeto que tende a se repetir e se aprimorar nos próximos anos. Também falou da surpreendente solidariedade demonstrada pelos estudantes, que deixaram o sigilo de seus protótipos em segundo plano e priorizaram a ajuda mútua na hora de projetá-los e confeccioná-los.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre foi representado pelo dirigente Adriano Fellipetto, diretor de Formação da entidade, para quem o evento mostrou que a escola está em sintonia com o futuro e as inovações tecnológicas por meio deste trabalho solidário, inovador e criativo dos robôs, e a inclusão do pioneiro curso de Sistemas de Energia Renovável, que pretende formar profissionais habilitados para realizar projetos, instalações e manutenções de sistemas híbridos de geração de energia elétrica a partir de fontes de energia limpa, que são a fotovoltaica (captação de energia solar por meio de placas) e a eólica (captação de energia do vento, por meio de aerogeradores).

 
Veja também
 
 
Ramais - SEDE STIMEPA
  • Telefone Principal: (51) 3371-9000
  • Saúde/Clínico Geral - Ramal 9024
  • Saúde do Trabalhador - Ramal 9025
  • Cobrança - Ramal 9023 e 9028
  • Jurídico - Ramal 9029
  • Homologação - Ramal 9046
  • Secretaria Geral - Ramal 9026
  • Administrativo/Financeiro - Ramal 9018
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Lazer
Serviços
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Médico
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
Galerias
  Fotos
  Vídeos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
Stimepa - Sindicato dos Metalurgicos de Porto Alegre
Av. Francisco Trein, 116 - Cristo Redentor - CEP 91350-200
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS
 
Omega Tecnologia