Notícias
 
Assembleia decide: metalúrgicos vão lutar por reposição das perdas salariais, benefícios, garantia de direitos e contra a terceirização na atividade-fim
.
24/03/2017


A assembleia geral foi realizada na noirte da quinta-feira, 23 de março, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos


O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou na noite do dia 22 de março a assembleia geral convocada para definir a pauta de reivindicações da campanha salarial.

Na ocasião, considerando a atual conjuntura política e econômica do país, ficou definido que a luta será baseada na manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva em vigor e na reposição das perdas causadas pela inflação no período de maio/2016 e abril/2017. Segundo estimativa do Dieese, a perda inflacionária do ano deve ficar entre 4,5% e 5% e somente será conhecida após a primeira semana de maio, quando o IBGE divulgará o INPC de abril.

Também serão reivindicadas as perdas provenientes dos parcelamentos do INPC nas convenções coletivas anteriores e dos danos decorrentes da altíssima rotatividade no setor metal-mecânico, mecanismo usado pelos patrões para achatar salários. Para os pisos, será reivindicada a reposição integral do INPC ou a aplicação do índice de reajuste do Piso Regional a ser definido em breve, o que resultar mais benéfico.

Por fim, ficou definido que a categoria vai lutar na mesa de negociação para que todas as homologações de rescisões sejam feitas no sindicato; o fornecimento de refeições ou vales-refeição seja para todos, sem qualquer ônus para os empregados; seja concedida a isenção do desconto dos vales-transportes para todos; seja concecida remuneração ou folga correspondente aos trigésimos primeiros dias dos meses de janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro de cada ano, para os mensalistas; garantida a ultratividade das cláusulas negociadas na Convenção até nova pactuação; e garantida que as atividades-fim das empresas da base não sejam terceirizadas.

As reivindicações já foram entregues aos representantes patronais e as negociações devem se iniciar em breve, uma vez que a data base da categoria é 1º de maio. Fique atento/a!

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia