Notícias
 
Metalúrgicas caminham ao lado de 3 mil mulheres neste 8 de março
.
08/03/2017


Sarah Lima
Dia da mulher foi marcado por atos contra a Reforma da Previdência


 As metalúrgicas e metalúrgicos do Sindicato de Porto Alegre, junto às trabalhadoras e os trabalhadores do campo e da cidade, amanheceram na luta neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A marcha contra a perversa Reforma da Previdência (PEC 287/2016), do ilegítimo presidente, Michel Temer, começou por volta das 6h e partiu na ponte do Guaíba em direção ao Centro de Porto Alegre. Cerca de três mil mulheres e homens de diversas organizações como a CUT-RS, demais sindicatos e federações filiadas, do Movimento Sem Terra (MST) e do Levante Popular da Juventude, presentes no ato.

A caminhada seguiu em direção ao centro de Porto Alegre enquanto as manifestantes entoavam “nem recatada e nem do lar, a mulherada ta na rua pra gritar”. Após percorrerem as avenidas Sertório, Farrapos e Mauá, a marcha parou em frente ao prédio do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus (atrás da Prefeitura), no centro da capital gaúcha, e realizou um ato, por volta das 9h da manhã, denunciando a tentativa de retirada de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários. Elas lembraram que cerca de 1.500 mulheres paralisaram nesta segunda-feira (7) o complexo industrial da Vale Fertilizantes, em Cubatão (SP). A empresa deve R$ 276 milhões ao INSS.

Por que a Reforma da Previdência atinge violentamente as mulheres?

Em seguida, marcharam novamente em direção a Assembleia Legislativa, onde mulheres e homens lotaram o teatro Dante Barone para o seminário “O impacto da Reforma da Previdência na vida das mulheres trabalhadoras”. Durante o seminário, o presidente da AGAFISP, César Roxo Machado, desmascarou: "Não existe déficit financeiro que sustente a retórica do Governo Federal em desmontar a previdência”. O seminário reuniu deputados estaduais, lideranças de Centrais e Movimentos Sociais, contou também com a participação do senador, Paulo Paim, via internet e também a deputada federal, Maria do Rosário, grande defensora do direito das mulheres. Por volta das 13h, os manifestantes foram deixando o teatro enquanto entoavam "Aposentadoria fica, Temer sai".

O dia de luta, organizado pela CUT-RS, centrais sindicais, MST, CPERS Sindicato e Levante Popular da Juventude, dentre outras entidades e movimentos sociais, segue tomando as ruas de Porto Alegre, nesta quarta-feira. Última atividade será uma Concentração para Marcha das Mulheres, na Esquina Democrática, às 17h.

“A revolução será feminista, ou não será.”

Confira as fotos desta quarta-feira clicando aqui. 

Com informações da CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia