Notícias
 
Integração entre Federação dos Metalúrgicos e Ulbra garante desconto em cursos superiores
.
25/01/2017


Reunião realizada na segunda-feira, 23 de janeiro, entre representantes sindicais e a Reitoria da Universidade, oficiali


Tendo em vista a crescente busca de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho, a Federação dos Metalúrgicos do RS e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) firmaram uma parceria que garante 25% de desconto nas mensalidades na Rede de Escolas e nos cursos de graduação nas modalidades presencial e de educação à distância, em todas as unidades e polos EAD do Rio Grande do Sul. A novidade beneficia associados(as) e seus dependentes nos 29 sindicatos metalúrgicos filiados à Federação e já vale para o semestre de 2017/1.

O contrato, firmado entre o presidente da Federação, Jairo Carneiro, e o vice-reitor da Ulbra, professor doutor Ricardo Willy Rieth, em reunião realizada na última segunda-feira (24), faz parte de um processo conjunto construído entre as entidades para facilitar o acesso ao ensino profissionalizante e superior.

Para Carneiro, a garantia do desconto em conjunto com a variedade de cursos oferecidos pela Universidade se encaixa na realidade da categoria metalúrgica, pois além da necessidade de acompanhar a evolução das carreiras, grande parte dos(as) trabalhadores já estão inseridos em cursos superiores. “As universidades já fazem parte da realidade dos trabalhadores e trabalhadoras do país”.

O vice-reitor da Ulbra reforçou que a instituição conta também com as ofertas EAD, que facilitam os estudos frente à jornada de trabalho. Ele inteirou que os cursos à distância têm o mesmo reconhecimento dos presenciais, sem qualquer diferenciação nos diplomas.

Paulo Chitolina e André Índio, presidente e secretário de imprensa respectivamente, estiveram no encontro representando os Sindicatos filiados à Federação. O professor Paulo Bogado, da Assessoria de Comunicação Social da universidade também esteve presente.

Confira mais informações abaixo:

GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

No Rio Grande do Sul, a Universidade tem nove campi universitários, em diferentes cidades, oferecendo diversos cursos de graduação presencial e a distância. São eles:
Ulbra Cachoeira do Sul – (51) 3722.0400
Ulbra Canoas – (51) 3477.9100
Ulbra Carazinho – (54) 3329.1111
Ulbra Gravataí – (51) 3431.7677
Ulbra Guaíba – (51) 3491.2706
Ulbra Porto Alegre – (51) 3227.8801 – (51) 3286.5380
Ulbra São Jerônimo – (51) 3651.1121
Ulbra Santa Maria – (55) 3214.2333
Ulbra Torres – (51) 3626.2000

Os cursos na modalidade de educação a distância também são oferecidos em polos conveniados, localizados nas seguintes cidades:
Canela – (54) 3278.1204 – Entidade parceira – Cooperativa dos Profissionais em Educação de Canela
Erechim – (54) 3522.5001 – Entidade parceira – CGN Brasil Ltda.
Lajeado – (51) 3714.1437 / 3714.2542 – Entidade parceira – ZX Promotoria de Cursos Livre Ltda.
Novo Hamburgo – (51) 3035.5449 – Entidade parceira – Centro de Conveniências Alpha
Passo Fundo – (54) 3045.1869 – Entidade parceira – Bemm Mais Educação
Pelotas – (53) 3229-1875 – Entidade parceira – Sociedade Cível Castelinho do Saber
Porto Alegre – (51) 3508.5006 – Acesso Brasil Consultoria Educacional e Empresarial
Santiago – (55) 3251.4813 – Entidade parceira – Instituto Santiaguense de Educação a Distância Ltda.

FORMAS DE INGRESSO NA ULBRA

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2017/1. É importante estar atento que os aprovados no Vestibular terão que apresentar, na matrícula, a cópia da Identidade funcional e Atestado de Vínculo com o Sindicato, entre outros documentos, conforme o contrato que será assinado.

1 – VESTIBULAR

PARA CURSOS PRESENCIAIS


Vestibular Contínuo:
Ainda durante o verão, a Ulbra realizará novos Vestibulares para os cursos presenciais nas seguintes datas: 19 e 26 de janeiro; e 1º, 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 19h. As inscrições devem ser realizadas no site www.ulbra.br/vestibular. O candidato escolhe a data que preferir fazer a prova, o curso e o campus onde deseja estudar. A prova consta de uma redação e tem duração de duas horas.

Vestibular com nota do Enem
Nesta opção o candidato fica dispensado de realizar a prova e concorrerá com a nota do Enem dos anos 2014 e 2015. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ulbra.br/vestibular até as 23h59min do dia 23 de fevereiro (horário de Brasília). É necessário inserir, no formulário, o Boletim de Desempenho do Enem. A própria página de inscrições ao Vestibular orienta como gerar o Boletim.

PARA CURSOS A DISTÂNCIA

Vestibular com Data Agendada:

As inscrições devem ser realizadas, até às 23h59min do dia 20 de fevereiro (horário de Brasília) pelo site www.ulbra.br/vestibular. O dia e horário de realização da prova devem ser agendados pelo candidato diretamente com o polo (veja endereço e meios de contato constantes na ficha / boleto de inscrição). As provas ocorrem semanalmente, constam de uma redação e têm duração de duas horas.

Vestibular com nota do Enem

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.ulbra.br/vestibular, até às 23h59min do dia 20 de fevereiro (horário de Brasília). Nesta opção o candidato fica dispensado de realizar a prova e concorrerá com a nota do Enem dos anos 2014 e 2015. É necessário entregar o Boletim de Desempenho do Enem no polo EAD escolhido. A própria página de inscrições ao Vestibular orienta como gerar o Boletim.

2 – EXTRAVESTIBULAR (Ingresso sem Vestibular):

– Ingresso de Portador de Curso Superior
Para quem já possui diploma de curso superior emitido pela Ulbra ou outra Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação.

– Ingresso por Transferência de IES
Para quem já estuda em outra Instituição de Ensino Superior e deseja ingressar na Ulbra.

– Ingresso por Certidão de Estudos
Para quem já iniciou um curso superior na Instituição ou em outra, mas está sem vínculo na IES e deseja continuar seus estudos.

– Quem já foi ou é aluno da Ulbra pode escolher uma das opções abaixo:
Reingresso com troca de curso, Readmissão para outro curso, Transferência Interna entre as unidades da Ulbra.
O último dia para solicitação de Ingresso Extravestibular para cursos presenciais é 25 de fevereiro. Para os cursos a distância, o último dia é 17 de março.
Os interessados devem acessar o site www.ulbra.br/ingressoextravestibular, ler o Edital 2017/1 para saber como fazer a inscrição, conferir a documentação necessária, vagas disponíveis, datas de divulgação dos resultados e prazos de matrícula.

REDE DE ESCOLAS DA ULBRA

São 10 unidades da Rede de Escolas da Ulbra instaladas no Rio Grande do Sul, nas quais as matrículas para 2017 continuam abertas. São elas:

Colégio Ulbra São Pedro – (51) 3722.4399 – Cachoeira do Sul;
Colégio Ulbra São Mateus – (51) 3438.4338 – Cachoeirinha;
Colégio Ulbra Concórdia Candelária – (51) 3743.1368 – Candelária;
Colégio Ulbra Cristo Redentor – (51) 3472.5166 / 3476.9116 – Canoas;
Colégio Ulbra São João – (51) 34722.5084 – Canoas;
Escola Fundamental Ulbra São Marcos – (51) 3429.2722 – Canoas;
Escola Fundamental Ulbra Paz – (51) 3472.7758 – Canoas;
Colégio Ulbra Martinho Lutero – 3480.1416 / 3480.1693 – Guaíba;
Escola Especial Ulbra Concórdia – (51) 3341.2039 – Porto Alegre;
Colégio Ulbra São Lucas – (51) 3451.7557 – Sapucaia do Sul.

A Rede oferece educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional. Em Porto Alegre, é oferecido ensino especial para estudantes surdos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Duas escolas oferecem cursos técnicos:
– Colégio Ulbra Cristo Redentor: Administração, Edificações, Eletrônica, Informática, Logística, Mecatrônica, Qualidade e Química.
– Colégio Ulbra São Lucas: Eletrotécnica, Mecatrônica, Informática, Qualidade e Logística.

CONFIRA OS CURSOS COM OFERTA DE VAGAS NO VESTIBULAR 2017/1 EM JANEIRO E FEVEREIRO:

Educação a Distância (EAD)

Administração / Ciências Biológicas / Ciências Contábeis / Ciências Sociais / Física / Geografia / Gestão Ambiental / Gestão Financeira / Gestão Pública / Gestão da Produção Industrial / Gestão de Recursos Humanos / História / Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas / Matemática / Negócios Imobiliários / Pedagogia / Processos Gerenciais / Serviço Social / Sistemas para Internet

Cursos Presenciais*

Canoas
Administração / Agronomia / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Arquitetura e Urbanismo / Automação Industrial / Biomedicina / Ciência da Computação / Ciências Biológicas – Bacharelado / Ciências Biológicas – Licenciatura / Ciências Contábeis / Comunicação Social – Publicidade e Propaganda / Design / Design de Interiores / Design de Moda / Design Gráfico / Direito / Educação Física – Bacharelado / Educação Física – / Licenciatura / Enfermagem / Engenharia Ambiental e Sanitária / Engenharia Civil / Engenharia de Produção / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Engenharia Mecânica Automotiva / Engenharia Química / Estética / Estética e Cosmética / Farmácia / Física – Licenciatura / Fisioterapia / Fonoaudiologia / Fotografia / Geografia – Licenciatura / Gestão Ambiental / Gestão Comercial / Gestão da Produção Industrial / Gestão de Recursos Humanos / Gestão de Segurança Privada / História- Licenciatura / Jornalismo / Letras – Inglês e Literaturas da Língua Inglesa / Logística / Marketing / Matemática / Pedagogia / Processos Gerenciais / Psicologia / Química – Licenciatura / Química Industrial / Redes de Computadores / Secretariado Executivo Trilíngue / Serviço Social / Sistemas para Internet / Teologia.

Cachoeira do Sul
Administração iências Contábeis / Direito / Educação Física – Bacharelado / Educação Física – Licenciatura / Enfermagem / Fisioterapia / Pedagogia / Psicologia / Sistemas de Informação.

Carazinho
Administração / Arquitetura e Urbanismo / Biomedicina / Agronegócio / Design de Interiores / Estética e Cosmética / Gestão de Recursos Humanos / Logística / Design / Direito / Enfermagem / Engenharia Civil / Engenharia de Produção / Sistemas de Informação.

Gravataí
Administração / Ciência da Computação / Direito / Educação Física – Bacharelado / Educação Física – Licenciatura / Enfermagem / Gestão da Qualidade / Pedagogia / Psicologia.

Guaíba
Administração / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Direito / Educação Física – Bacharelado / Educação Física – Licenciatura / Pedagogia / Psicologia.

Porto Alegre
Administração

Santa Maria
Administração / Arquitetura e Urbanismo / Direito / Educação Física – Licenciatura / Estética e Cosmética / Fisioterapia / Psicologia.

São Jerônimo
Administração / Direito / Educação Física – Licenciatura / Engenharia de Produção / Gestão Ambiental / Gestão da Produção Industrial / Pedagogia / Psicologia / Sistemas de Informação.

Torres
Administração / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Arquitetura e Urbanismo / Design de Moda / Direito / Educação Física – Bacharelado / Educação Física – Licenciatura / Enfermagem / Estética e Cosmética / Fisioterapia / Pedagogia / Psicologia.

* EXCEÇÕES:

Não estão contemplados no Convênio os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Cursos Modulares.

 

 

Fonte: STIMMMEC (com informações da Assessoria Ulbra)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia