Notícias
 
Metalúrgicos/as se mobilizam para defender direitos e preparar a greve
.
29/09/2016


Sarah Lima / STIMEPA
Desde a madrugada de hoje, 29 de setembro, trabalhadores/as metalúrgicos do Brasil protestam contra a retirada de direi


 Desde a madrugada de hoje, 29 de setembro, trabalhadores/as metalúrgicos do Brasil protestam contra a retirada de direitos articulada pelo governo golpista de Michel Temer. O Dia Nacional de Mobilização e Paralisação d@s Metalúrgic@s também é uma preparação para uma provável Greve Geral, caso os retrocessos avancem.

Aqui no RS, segundo cálculos da Federação dos Metalúrgicos, a mobilização nacional mobilizou em 12 bases CUTistas (Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Rio Grande, Carazinho, Não Me Toque, Horizontina, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Rosa e Venâncio Aires) cerca de 18 mil trabalhadores/as da categoria, que cruzaram os braços em assembleias, atrasos em horários de entrada das fábricas, greves, passeatas e atos públicos.

Na Região Metropolitana foram realizadas manifestações em importantes fábricas como a GKN (Porto Alegre), Thyssen Krupp (Guaíba), Elster, Bomber, Sulina e Koch (Cachoeirinha), Agco e Maxiforja (Canoas), Delga e Cope (São Leopoldo) e Metalúrgica Daniel (Novo Hamburgo), entre outras.
A categoria está sendo mobilizada para não aceitar a retirada ou flexibilização de direitos, para impedir o avanço de propostas que atacam a legislação trabalhista, que precarizam o trabalho – como a terceirização sem limites – e que mudem as regras para a aposentadoria. Enfim, preparada para lutar por políticas geradoras de salários e empregos decentes.

“Vamos ter de lutar e, se necessário, fazer uma grande greve geral. Não podemos passar para a história que a classe trabalhadora de 2016 foi uma classe ‘vacilona’. É uma questão de responsabilidade entregar para as próximas gerações – nossos filhos, netos e bisnetos – um mundo de trabalho com direitos justos e preservados”, disse na manhã de hoje o metalúrgico e presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo.

“Se nós, trabalhadores e trabalhadoras, não fizermos por nós mesmos, ninguém fará. Por isso, precisamos agir”, resumiu Lirio Segalla para os trabalhadores e trabalhadoras da Thyssen Krupp de Guaíba.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia