Notícias
 
CUT denuncia golpe na democracia e nos direitos em ato do Dia Nacional de Luta e Mobilização da Classe Trabalhadora
Atividade marcou no RS o Dia Nacional de Luta e Mobilização da Classe Trabalhadora
16/08/2016




  A CUT-RS rebateu as provocações dos empresários, defendeu a CLT e a Justiça do Trabalho, protestou contra a reforma da Previdência, denunciou o golpe nos direitos e apontou a necessidade de construção da greve geral durante o ato estadual unificado das centrais sindicais realizado na manhã da terça-feira, 16 de agosto, em frente à Fiergs, em Porto Alegre.

A atividade marcou no RS o Dia Nacional de Luta e Mobilização da Classe Trabalhadora, aprovada em assembleia nacional das centrais ocorrida no dia 26 de julho, em São Paulo. Houve também mobilizações em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal.

Mais de mil trabalhadores e trabalhadoras participaram da mobilização, com manifestações de dirigentes sindicais e palavras de ordem, destacando-se “Fora Temer”. Não faltaram bandeiras, faixas e banners com imagens de patos, ironizando o pato amarelo da Fiesp, usado pelos empresários para enganar a população a apoiar o golpe do impeachment. Uma armação de isopor, papel e canos de plástico, com o desenho do pato e grafia dos principais ataques dos golpistas permaneceu em cima do caminhão de som e, no encerramento do ato, foi retirado e queimado no chão aos gritos de “Fora Temer”, como forma de repudiar as medidas defendidas pelos empresários.

O ato contrapôs a vergonhosa provocação da Fiergs, que instalou um enorme banner na frente do pátio dizendo que os mais de 11 milhões de desempregados gostariam da “modernização das leis trabalhistas” para gerar mais empregos e criticando a CLT por ser uma legislação ultrapassada, ignorando que eles próprios, os empresários, que causaram esses milhões de desempregos.

No final do ato o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, defendeu a construção de uma greve geral e a conscientização maior da população. “Essa nossa agenda de lutas só vai funcionar se a gente conseguir desalienar a classe trabalhadora, que ainda está impactada pela manipulação da grande mídia que todos os dias mostra a pauta dos patrões”, concluiu.

A CUT nacional decidiu fazer um ato contra o golpe e em defesa da democracia no dia 29 de agosto. Para o presidente nacional da entidade, Vagner Freitas, o golpe aprofundou ainda mais a crise política e econômica no Brasil, pois a inflação, os juros e o desemprego subiram e o governo interino não tem propostas a não ser botar na conta da classe trabalhadora uma crise que não foi ela quem criou. Pra piorar a situação, quer mexer nos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários do povo.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia