Notícias
 
Metalúrgicos de Porto Alegre e Cachoeirinha rejeitam propostas dos patrões e decretam greve
.
26/07/2016


Os auditórios de ambos sindicatos ficaram lotados e os trabalhadores e trabalhadoras tomaram a decisão por unanimidade


Na noite desta terça-feira, 26 de julho, os sindicatos dos metalúrgicos de Cachoeirinha e Porto Alegre promoveram assembleias gerais simultâneas para avaliar as propostas patronais, que foram consideradas indecentes e rejeitadas por unanimidade pelos trabalhadores e trabalhadoras. Logo em seguida, também por unanimidade, aprovaram a decretação de greve na categoria.

A categoria vem considerando indecentes as propostas apresentadas pelos patrões. Enquanto os sindicatos pedem a reposição integral das perdas salariais causadas pela inflação (9,83% = INPC acumulado entre maio/2015 e abril/2016) e a manutenção de todas as demais cláusulas das convenções coletivas, os patrões oferecem um índice abaixo das perdas inflacionárias, ou seja, apenas 5,93% de reajuste, e a retirada ou flexibilização de mais da metade das cláusulas consagradas nas convenções coletivas, especialmente as que tratam do quinquênio, do auxílio-estudante e do regime de compensação para o não trabalho aos sábados, entre outras. Além disso, os patrões querem excluir a base metalúrgica de Cachoeirinha das negociações para enfraquecer a organização dos metalúrgicos em nível regional e estadual.

“Na próxima quinta-feira, vamos ter mais uma rodada de negociação com o sindicato patronal. Se não avançarmos, vamos fazer valer a decisão da assembleia e paralisar uma ou mais empresas. Só vamos sair do impasse se os trabalhadores e trabalhadores estiverem organizados nas fábricas”, disse o presidente do Stimepa, Lírio Segalla.

Na ocasião, a greve dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita realizada na empresa Agco na manhã de hoje – decidida porque a categoria não concorda em receber os 9,83% de reajuste de forma parcelada - foi lembrada como exemplo de luta e de que é possível a categoria realizar fortes mobilizações, mesmo nesta conjuntura adversa.

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia