Notícias
 
Histórico: Vem aí a TV dos Trabalhadores!
19/07/2010


 

Os metalúrgicos da CUT darão mais um passo histórico no mês que vem quando o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC colocará no ar a Rede TVT, a primeira emissora de televisão brasileira inteiramente dos trabalhadores "Realizaremos um sonho", comemora Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato. "Foi uma luta de mais de duas décadas", recorda.

A montagem do canal obedece a determinação de congressos da categoria. Há muito tempo os trabalhadores na base decidiram entrar na disputa por uma concessão de tevê e ocupar espaço na luta pela democratização dos meios de comunicação.

O primeiro pedido aconteceu em 1987. Lula, na época deputado federal, e Vicentinho, presidente do Sindicato, entregaram esse pedido a Antonio Carlos Magalhães, ministro da Comunicações do governo Sarney.

"Ele disse que via o pedido com simpatia, mas nunca deu resposta", conta Vicentinho. A concessão só saiu 20 anos depois, já no governo Lula.

Voz para o trabalhador

A Rede TVT será educativa e em breve divulgará os canais em que vai transmitir sua programação pelo país. Em um primeiro momento levará ao ar uma hora e meia de programação própria diária. O restante do tempo será ocupado com retransmissões da TV Brasil e de especiais das tevês Câmara e Senado.

"Nosso diferencial é garantir vez e voz aos trabalhadores e aos movimentos sociais marginalizados pelas grandes emissoras", explica Sanches. "Tanto que nosso eslogam será TVT, a teve que te vê".

Poucos controlam o setor

A Rede TVT será uma experiência única por tratar-se do primeiro canal de televisão no Brasil dirigido apenas por trabalhadores.

Isto acontece porque o sistema de televisão no País é controlado por cinco grandes emissoras nacionais e suas quase mil repetidoras espalhadas em todo o território nacional que estão nas mãos de grupos políticos locais.

Junto com três grandes jornais, eles são responsáveis por praticamente tudo o que os brasileiros veem, leem e ouvem e não possuem qualquer interesse em permitir que os trabalhadores façam parte do grupo.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia