Notícias
 
Metalúrgicos da CUT conhecem modelo de representação sindical em empresa da Alemanha
Delegação de brasileiros está em intercâmbio naquele país e nesta terça (21) visitou fábrica de autopeças. Lá pode ver de perto o sistema de cogestão de empresas, com participação de trabalhadores.
21/06/2016


Grupo fez visita à autopeças na manhã desta terça-feira


 Frankfurt - Os metalúrgicos da CUT que estão em intercâmbio em Frankfurt, na Alemanha, para conhecer a estrutura sindical daquele país (leia mais aqui), visitaram na manhã desta terça-feira (21) a autopeças Norma Group. Durante a visita, a delegação brasileira tirou dúvidas sobre a organização sindical na empresa, além de conhecer a realidade dos trabalhadores no chão de fábrica.

O presidente do conselho de empresa, Klaus Ditzel, que representa os trabalhadores, explicou aos brasileiros como funciona o sistema de cogestão, previsto em lei. “Empresas a partir de cinco funcionários já devem, pela legislação, ter espaço de representação de trabalhadores na administração. O sistema de cogestão estabelece diferentes níveis de intervenção dos trabalhadores nos conselhos de deliberação da empresa, desde o acesso a informações até direito a voto e a veto em certas decisões”, afirmou.

Para o secretário geral em exercício da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, o modelo alemão de cogestão poderia ser implementado no Brasil, mas antes seria necessário organizar o local de trabalho. “Se firmada no Brasil, a cogestão não pode esquecer da solidariedade entre trabalhadores da mesma empresa no mundo todo. Mas antes disso, precisamos nos organizar no local de trabalho, através de comitês sindicais por empresa, que ainda não é tão presente no Brasil”, disse.


Delegação de metalúrgicos cutistas que estão em intercâmbio na Alemanha

Se o modelo de representação é diferente, assim como no Brasil a participação masculina na indústria metalúrgica é predominante. A alemã Norma, que tem 620 trabalhadores, possui apenas 50 mulheres, sendo que apenas 10 estão da produção.

“No Brasil, os sindicatos têm a preocupação de colocar em acordos coletivos a contratação de mulheres para que a participação delas seja maior. Além disso, fazemos campanhas específicas de sindicalização para que a mulher metalúrgica também ocupe lugares de liderança na organização sindical”, contou a secretária de Comunicação da CNM/CUT, Claudia Albertina, que também é coordenadora do Comitê Sindical de Empresas (CSE) na Ford de Taubaté.

A visita faz parte da preparação para a 4ª Conferência Expressões da Globalização – Juntos Pensando o Futuro, que começa nesta quarta-feira (22) e se estende até sexta-feira (24). A atividade é uma realização da Fundação Hans Böckler (ligada ao IG Metall, Sindicato Nacional dos Metalúrgicos na Alemanha) e da CNM/CUT, em parceria com o Instituto Integrar e o IG Metall. O projeto teve início em 2009, com uma conferência no Brasil. Em 2012, foi a vez dos brasileiros irem à Alemanha. Já 3º Conferência aconteceu novamente no Brasil, em novembro de 2014.

Este ano, os participantes vão discutir temas como a situação política e econômica da Alemanha e Brasil, medidas para fortalecer a indústria metalúrgica brasileira, relações industrias na Alemanha, tendências de precarização de trabalho no Brasil e novos conceitos de mobilidade para as metrópoles.

(Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia