Notícias
 
Metalúrgicos da CUT participam de intercâmbio sindical na Alemanha
Atividade faz parte da preparação para 4ª Conferência Expressões da Globalização, que reúne metalúrgicos brasileiros e germânicos para troca de experiências e organização dos trabalhadores.
21/06/2016


Alemães falam sobre estrutura sindical no seu país. Loricardo (dir) compôs a mesa


Frankfurt - Metalúrgicos cutistas de todo país estão em Frankfurt, Alemanha, para conhecer a estrutura sindical e a indústria do país germânico. O evento, que teve início nesta segunda-feira (20) e se estende até sexta-feira (24), está sendo realizado na sede do IG Metall, sindicato nacional dos metalúrgicos da Alemanha, que representa 2,3 milhões de trabalhadores.

Angélica Jiménez e Michael Erhardt, dirigentes do IG Metall, receberam a delegação de 35 sindicalistas brasileiros para conversar sobre o sistema sindical alemão. Os brasileiros foram representados na mesa por Loricardo de Oliveira, secretário geral em exercício da CNM/CUT.

Um dos temas centrais do debate desta tarde foi a organizaçao sindical da juventude. De acordo com Erhardt, uma das principais conquistas do Sindicato nos últimos cinco anos foi o aumento de jovens filiados. “Tivemos um crescimento de 25% na participação da juventude no nosso sindicato. Eles são futuro da nossa nação e a presença deles é fundamental para criar políticas que os insiram realmente no mercado de trabalho, já que os jovens [alemães] têm apenas o conceito teórico nas escolas”, afirmou.

Já no Brasil, a grande dificuldade é trazer associados jovens as entidades sindicais metalúrgicas. “A proposta do IG Metall é se aproximar da juventude, já que representa sua a maior força de trabalho na base. E a proposta da CNM/CUT também é essa, além de aumentar a quantidade de jovens sindicalizados, mas, infelizmente, ainda existe uma resistência do jovem porque não se sentem representados por conta das estruturas sindicais”, disse o secretário de Juventude da CNM/CUT, Silvio Ferreira. “Os alemães também utilizam a cultura como uma forte ferramenta para a adesão destes jovens e o Brasil precisa entender que a cultura também é uma forma de organizar os trabalhos”, completou.

Outro ponto foi a associação de trabalhadores aos sindicatos. Ao contrário dos sindicatos no Brasil, o Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha só pode representar os trabalhadores sindicalizados. “A nossa lei não permite que os sindicalistas façam intervenções e conquistem direitos para os não-sócios. O que podemos fazer é abrir as portas do nosso sindicato para todos os trabalhadores e discutir com eles suas reais necessidades”, contou.

A conversa com os dirigentes alemães foi uma preparação para a 4ª Conferência Expressões da Globalização – Juntos Pensando o Futuro, que será realizada entre os dias 22 a 24. A atividade é uma realização da Fundação Hans Böckler (ligada ao IG Metall) e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em parceria com o Instituto Integrar e o IG Metall. O convênio para este projeto começou em 2009, com uma conferência no Brasil. Em 2012, foi a vez dos brasileiros irem à Alemanha. Já 3º Conferência aconteceu novamente no Brasil, em novembro de 2014.

Antes de dar início à 4ª Conferência em si, amanhã (21) o grupo de metalúrgicos brasileiros irá fazer uma visita à fábrica de autopeças Norma.

(Fonte: Shayane Servilha - assessoria de imprensa da CNM/CUT)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia