Notícias
 
“Temer, golpista, aqui tem resistência”, gritam trabalhadores na desocupação do INSS em Porto Alegre
A saída ocorreu durante ato realizado pelas centrais sindicais, que reuniu centenas de participantes
20/06/2016




 Aos gritos de “Temer, golpista, aqui tem resistência, é a Frente Gaúcha, defendendo a Previdência”, os cerca de 80 trabalhadores e aposentados que ficaram sete dias acampados no edifício Cristaleira, na Rua Jerônimo Coelho, onde funciona a Gerência Regional do INSS, no centro de Porto Alegre, desocuparam o prédio ao meio-dia desta segunda-feira (20). A saída ocorreu durante ato realizado pelas centrais sindicais, que reuniu centenas de participantes.

“Vamos dar uma grande salva de palmas para esses trabalhadores, que são verdadeiros guerreiros da resistência contra o desmonte da Previdência promovido pelo golpista Michel Temer”, disse o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

A decisão de desocupar o prédio foi tomada na tarde da última sexta-feira (17), numa audiência de conciliação ocorrida na Justiça Federal, entre a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência e o INSS, que havia obtido uma liminar de reintegração de posse, que estabelecia multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Trazer o Ministério da Previdência de volta

O primeiro ocupante a sair do prédio foi o sapateiro e secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antônio Güntzel, que agradeceu aos homens e às mulheres das diversas categorias, que se engajaram no movimento e aos militantes da Via Campesina e do Levante Popular da Juventude, que também se uniram e, juntos, ocuparam o prédio do INSS, enfrentaram o frio e chamaram a atenção do movimento sindical e da sociedade.

“Mostramos a nossa capacidade de resistência e luta, e abrimos caminho para construir um movimento nacional para trazer o Ministério da Previdência de volta. Não é um governo ilegítimo e usurpador, apoiado por uma mídia golpista, que irá retirar os nossos direitos”, enfatizou Antônio, enquanto os trabalhadores e aposentados deixavam o edifício.

O prédio foi ocupado no início da manhã de segunda-feira (13), com a finalidade de retomar o Ministério da Previdência, extinto no primeiro dia do governo interino de Temer. Na quarta-feira (15), os ocupantes foram notificados pela Justiça Federal.

Marcha para a audiência pública

Após a desocupação, os integrantes da Frente Gaúcha formaram a ala de frente da marcha, que tomou a Avenida Borges de Medeiros e percorreu várias ruas do centro da Capital até a Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, onde aconteceu a audiência pública sobre a reforma da Previdência com o senador Paulo Paim (PT-RS), que reuniu 1,2 mil participantes.

Cerca de 100 agricultores familiares vindos do interior do Estado, que partiram da Praça da Matriz e também participaram do ato, se uniram aos trabalhadores urbanos e ampliaram a caminhada.

Para a coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS e secretária de Política Social da CUT-RS, Cleonice Back, esse ataque aos direitos penaliza todos os trabalhadores brasileiros. “Nós, agricultores familiares, alimentamos esse país e seremos profundamente atingidos com a reforma da previdência”, avalia Cleonice.

Durante o trajeto, várias lideranças sindicais se manifestaram contra as medidas adotadas pelos golpistas, criticando as propostas de reforma da previdência, que desvincula o reajuste dos aposentados e pensionistas do salário mínimo e estipula a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem.

“Nós vamos lutar até o fim contra os golpistas pelo que é nosso”, garantiu o presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS, João Batista.

O vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Enio Santos, classificou a ocupação do prédio do INSS como “um ato de coragem da classe trabalhadora”. Ele salientou que “nós vamos permanecer nas ruas, construindo a greve geral”.

Já o presidente do Sindipolo, Gerson Borba, criticou a mídia golpista, que praticamente ignorou a ocupação. Ele lembrou que desde o dia 10 de junho estão acontecendo atos em frente ao INSS, em todo o país, e não sai nada nos grandes grupos de comunicação. “Em 1964, os golpistas usaram os militares para implantar a ditadura. Hoje, a mídia faz o serviço para dar o golpe”, comparou.

Já quase em frente à Casa do Gaúcho, o representante do Levante da Juventude, Carlos Alberto, afirmou que os jovens apoiaram e participaram da ocupação, pois os que estão entrando agora no mercado de trabalho irão sofrer as consequências com o fim do Ministério da Previdência. “A juventude sempre estará do lado dos trabalhadores”, garantiu.

Fonte: CUTRS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia