Notícias
 
Trabalhadores que ocupam prédio do INSS afirmam que só saem com a volta do Ministério da Previdência Social
.
14/06/2016


A Frente também se posiciona contrariamente às propostas de reforma previdenciária


 Os cerca de 60 trabalhadores, dentre eles metalúrgicos, que integram a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social e que ocuparam no início da manhã de segunda-feira (13) o prédio da Gerência Regional do INSS, na Rua Jerônimo Coelho, no centro de Porto Alegre, afirmam que só sairão com o retorno do Ministério da Previdência Social, extinto pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

“O objetivo da ocupação é recuperar o Ministério da Previdência. Nós achamos que o desmonte da Previdência, como está sendo feito pelo governo golpista do Michel Temer, ataca frontalmente os direitos dos trabalhadores, dos aposentados e dos futuros aposentados”, disse Antonio Guntzel, um dos líderes da Frente e também secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS.

A Frente também se posiciona contrariamente às propostas de reforma previdenciária que estão sendo discutidas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo Antônio, a ação é contra o “desmonte da Previdência”.

“Alcançamos o objetivo do primeiro dia de ocupação, que era de ocupar e tirar a nossa ação da clandestinidade”, avaliou.

Resistir ao desmonte da Previdência

“Demoramos para fazer isso. As pessoas estão nos dando apoio, pois esse é um tema que atinge todos os trabalhadores e aposentados. Há alguns integrantes da Frente confeccionando faixas e cartazes, está bonita essa ocupação”, destaca Antônio.

O Ministério foi extinto e dividido entre os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Social e Agrário. De acordo com o representante dos sapateiros, foi o ataque aos direitos dos trabalhadores que levou diversos movimentos a organizarem essa ocupação. “O desmonte da Previdência que nos levou a ocupar o prédio. E vamos permanecer aqui, pode ser uma semana, 30 ou 40 dias”, avisou.

Como no prédio são realizados apenas serviços internos ao INSS, o atendimento ao público não foi prejudicado e está sendo feito normalmente nas agências do INSS espalhadas pela cidade – os funcionários do órgão também estavam se organizando para trabalhar nestes locais.

Apesar de ser dirigente da CUT-RS, Antonio disse que a Frente não é vinculada a nenhuma central, mas sim conta a participação de trabalhadores de diversas entidades sindicais. Ele ainda afirmou que existem articulações em andamento para que novas ocupações a prédios do INSS ocorram em outras capitais do país nos próximos dias.

Todo o apoio da CUT-RS

Quem passa pelo local está recebendo um panfleto de apoio da CUT-RS com uma carta aberta questionando “Cadê o Ministério da Previdência Social?”, explicando os ataques dos golpistas aos direitos de trabalhadores e aposentados e cobrando a volta do ministério.

Neste material, a Central também manifesta o seu apoio à ocupação e à Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social e define esse desmonte como “inaceitável”.

 

Fonte: CUTRS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia